Extensão e Cultura

Grupos artísticos da UFPR reafirmam aspecto formativo da universidade

Superintendência de Comunicação Social     18 de fevereiro de 2019 - 17h58

Quatro dos cinco grupos artísticos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão com processo seletivo aberto para a entrada de novos integrantes: Téssera Companhia de Dança, Companhia de Teatro da UFPR, Orquestra Filarmônica da UFPR e Coro/Madrigal da UFPR. Ao longo do ano os grupos apresentam espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna em diversos espaços culturais, dentro e fora da Universidade.

No entanto, o trabalho desenvolvido pelos grupos vai além das apresentações artísticas desenvolvidas nestes locais. Pesquisa e formação são dois aspectos que fazem parte da rotina das equipes formadas pelos dirigentes e integrantes dos grupos artísticos. Luis Fernando Diogo participa da Orquestra Filarmônica da UFPR há 13 anos e conta, a partir da sua vivência como percussionista no grupo, que estar neste espaço é uma oportunidade única de crescimento, aquisição de experiência e repertório. “A orquestra da UFPR tem uma capacidade formativa muito grande por conta dos professores e diretores que ela possui e este é o espaço onde nós mais temos possibilidade de crescer”, diz.

“Nós procuramos candidatos com empenho, que tenham vontade de crescer e de se aprimorar na arte de cantar”, Álvaro Naldony, dirigente do Coro da UFPR. Foto: Ana Carolina Maoski/Agência Escola UFPR

A participação nos grupos artísticos é aberta a toda comunidade e não há cobrança de taxas ou mensalidades. Cada processo seletivo determina os pré-requisitos básicos a serem atendidos pelos candidatos que, em alguns casos, não precisam ter longa experiência na área. Este é o caso da Companhia de Teatro da UFPR. Para o dirigente da companhia, Rafael Lorran, o ambiente universitário do qual estes grupos fazem parte proporciona o encontro com a comunidade e permite o desenvolvimento de um ambiente plural, que valoriza a diversidade de seus membros. “A nossa intenção é poder criar um grupo que tenha uma diversidade grande na sua composição para que seja possível viver um processo interessante de criação artística”.

Em todos casos foi destacada a importância da dedicação e do comprometimento para se aperfeiçoar tecnicamente ao longo do ano durante as atividades dos grupos. Mônica Schreiber é bailarina da Téssera Companhia de Dança da UFPR há seis anos e ressalta que a rotina de ensaios é intensa. “Nós ensaiamos todos os dias durante quatro horas, por isso é importante que o bailarino tenha muita disciplina”. É o que também afirma Álvaro Naldony, dirigente do Coro da UFPR, “nós procuramos candidatos com empenho, que tenham vontade de crescer e de se aprimorar na arte de cantar”.

É possível conferir mais informações sobre o processo seletivo das Grupos Artísticos da UFPR neste link e na reportagem da UFPR TV, que pode ser assistida abaixo:

Por Ana Carolina Maoski
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR