Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Grupos artísticos da UFPR reafirmam aspecto formativo da universidade

Superintendência de Comunicação Social     18 de fevereiro de 2019 - 17h58

Quatro dos cinco grupos artísticos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão com processo seletivo aberto para a entrada de novos integrantes: Téssera Companhia de Dança, Companhia de Teatro da UFPR, Orquestra Filarmônica da UFPR e Coro/Madrigal da UFPR. Ao longo do ano os grupos apresentam espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna em diversos espaços culturais, dentro e fora da Universidade.

No entanto, o trabalho desenvolvido pelos grupos vai além das apresentações artísticas desenvolvidas nestes locais. Pesquisa e formação são dois aspectos que fazem parte da rotina das equipes formadas pelos dirigentes e integrantes dos grupos artísticos. Luis Fernando Diogo participa da Orquestra Filarmônica da UFPR há 13 anos e conta, a partir da sua vivência como percussionista no grupo, que estar neste espaço é uma oportunidade única de crescimento, aquisição de experiência e repertório. “A orquestra da UFPR tem uma capacidade formativa muito grande por conta dos professores e diretores que ela possui e este é o espaço onde nós mais temos possibilidade de crescer”, diz.

“Nós procuramos candidatos com empenho, que tenham vontade de crescer e de se aprimorar na arte de cantar”, Álvaro Naldony, dirigente do Coro da UFPR. Foto: Ana Carolina Maoski/Agência Escola UFPR

“Nós procuramos candidatos com empenho, que tenham vontade de crescer e de se aprimorar na arte de cantar”, Álvaro Naldony, dirigente do Coro da UFPR. Foto: Ana Carolina Maoski/Agência Escola UFPR

A participação nos grupos artísticos é aberta a toda comunidade e não há cobrança de taxas ou mensalidades. Cada processo seletivo determina os pré-requisitos básicos a serem atendidos pelos candidatos que, em alguns casos, não precisam ter longa experiência na área. Este é o caso da Companhia de Teatro da UFPR. Para o dirigente da companhia, Rafael Lorran, o ambiente universitário do qual estes grupos fazem parte proporciona o encontro com a comunidade e permite o desenvolvimento de um ambiente plural, que valoriza a diversidade de seus membros. “A nossa intenção é poder criar um grupo que tenha uma diversidade grande na sua composição para que seja possível viver um processo interessante de criação artística”.

Em todos casos foi destacada a importância da dedicação e do comprometimento para se aperfeiçoar tecnicamente ao longo do ano durante as atividades dos grupos. Mônica Schreiber é bailarina da Téssera Companhia de Dança da UFPR há seis anos e ressalta que a rotina de ensaios é intensa. “Nós ensaiamos todos os dias durante quatro horas, por isso é importante que o bailarino tenha muita disciplina”. É o que também afirma Álvaro Naldony, dirigente do Coro da UFPR, “nós procuramos candidatos com empenho, que tenham vontade de crescer e de se aprimorar na arte de cantar”.

É possível conferir mais informações sobre o processo seletivo das Grupos Artísticos da UFPR neste link e na reportagem da UFPR TV, que pode ser assistida abaixo:

Por Ana Carolina Maoski
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR