Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupos artísticos da UFPR abrem temporada para seleção de novos integrantes

Participar de um grupo artístico da Universidade Federal do Paraná envolve pesquisa, prática, ensaios e apresentações em teatro, dança moderna, música orquestrada, coro erudito e MPB. A participação é aberta a toda comunidade com mais de 18 anos e a seleção de novos integrantes para o ano de 2021 está aberta. Por serem grupo distintos, os processos e períodos de seleção são diferentes. Não há cobrança de taxa de inscrição e nem de mensalidades.

Cada grupo definiu datas, horários, pré-requisitos e critérios de avaliação de acordo com suas especificidades. É importante ler o edital específico do grupo de interesse para conhecer os detalhes do processo seletivo. Todos os grupos são vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Os ensaios costumavam ocorrer no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, mas durante a pandemia, são realizados de forma remota.

Orquestra Filarmônica da UFPR
As inscrições para audições da Orquestra Filarmônica da UFPR estão abertas até o dia 12 de março. Para ingressar na orquestra é necessário tocar o instrumento pretendido em nível intermediário ou avançado. O ingresso se dá através de audição de caráter qualificatório e classificatório.

As audições 2021 serão realizadas somente de maneira on-line. Os candidatos devem enviar a ficha de inscrição, disponível no site da Proec, e também um link do YouTube com a gravação, sem cortes, de um movimento de um concerto barroco, clássico ou romântico. Serão selecionados instrumentistas para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversa, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, tímpano, percussão e piano.

O edital completo, com todos os detalhes da seleção, está disponível aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail orquestra@ufpr.br ou nas redes sociais da Orquestra no Facebook e Instagram.

Grupo de MPB da UFPR – Crédito: Leonardo Bettinelli

Grupo de MPB da UFPR
As inscrições para o Grupo de MPB devem ser realizadas no período de 22 de fevereiro a 05 de março, exclusivamente através de envio de e-mail para gmpb.ufpr@gmail.com, com um vídeo demonstrativo e ficha cadastral, disponível no site da Proec. Estão abertas 35 vagas para cantores e 20 vagas para instrumentistas. Os critérios de seleção serão específicos para cada tipo de vaga e a avaliação será em uma etapa única, através do vídeo demonstrativo.

De 08 a 12 de março os vídeos serão avaliados e o resultado será divulgado no dia 15 de março. Todas os detalhes da seleção estão disponíveis neste edital. Outras informações podem ser obtidas por e-mail gmpb.ufpr@gmail.com ou no Facebook do Grupo de MPB.

 

Companhia de Teatro da UFPR – Crédito: Henrique Fotografia

Companhia de Teatro da UFPR
Para compor a equipe de intérpretes criadores da Companhia de Teatro da UFPR em 2021, serão realizadas duas etapas. A primeira etapa consiste em preenchimento e envio de formulário digital até o dia 08 de março. Uma banca fará a análise dos formulários e o resultado da pré-seleção será divulgado no site da Companhia no dia 15 de março.

As pessoas pré-selecionadas passam para a segunda etapa de audições, o Observatório Criativo, que será realizado de 22 a 24 de março. O Observatório será um encontro coletivo por videoconferência, composto por conversas, jogos e ações realizadas de modo coletivo e individual.

Os detalhes e informações sobre todas as etapas do processo de seleção estão disponíveis no edital e também na página da Companhia. É possível saber mais também pelas redes sociais do grupo no Facebook e Instagram, ou pelo e-mail ciadeteatro@ufpr.br .

Téssera Companhia de Dança
O período de inscrição para audições da Téssera Companhia de Dança encerra no dia 15 de março, exclusivamente pela internet. As pessoas interessadas devem ler o edital, preencher todas as informações da ficha de inscrição e disponibilizar o link de um vídeo de apresentação de trabalho coreográfico solo e autoral.

Serão selecionados até 25 candidatos para compor o elenco da Téssera Companhia de Dança da UFPR em 2021. Entre os critérios de seleção estão disponibilidade para aulas e ensaios, análise de currículo e da apresentação em vídeo, conforme aspectos técnicos e artísticos.

Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis neste edital. Para saber mais sobre a Téssera, acesse o site da companhia, as páginas no Facebook e Instagram ou envie um e-mail para tessera@ufpr.br .

O Coro da UFPR divulgará informações sobre o processo seletivo 2021 assim que forem liberadas as atividades presenciais na Instituição.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...