+ UFPR

Grupo viaja cerca de nove horas para conhecer a Feira de Cursos e Profissões

Superintendência de Comunicação Social     23 de agosto de 2019 - 11h03

O caminho que separa Cristiellen Heuko da Silva, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná é longo, mas ficou menor nesta sexta-feira, quando ela chegou na Feira de Cursos e Profissões da UFPR depois de nove horas de viagem. Ela e outros 35 colegas vieram de Ivaiporã, de ônibus, em um percurso que durou a madrugada toda. O evento começou na quinta-feira e segue até domingo, no Complexo em Piraquara.

A estudante está na companhia do professor Rodrigo Correa Barboza, de História e Filosofia, que veio ao evento pela primeira vez, na expectativa de que seus pupilos do ensino médio conheçam o que a UFPR oferece. “É um momento para eles conhecerem e tirarem dúvidas, por isso orientamos para que já procurem os cursos que têm interesse”, disse. O grupo saiu da cidade às 23h30 e chegou às 8h. Eles retornam ainda hoje, após um bate e volta.

Estudantes de Ivaiporã viajaram durante toda a madrugada (Foto: Amanda Miranda/Sucom)

Cristiellen estava curiosa para conhecer o curso de Engenharia Civil, área que quer seguir. Mesmo sem ter certeza se vai prestar vestibular para a UFPR, ela veio disposta a conhecer e tirar dúvidas, para depois decidir. Por isso a longa viagem não foi um incômodo. “Dormindo passa rápido”, brincou.

Ônibus de Palmas também veio de longe

Mais de 377 quilômetros separam a turma de terceiro ano do Colégio Bom Jesus, de Palmas, no interior do Paraná, do sonho da universidade pública. E foi ideia deles participarem da feira. O estudante  Pedro Cavalcante Falcão Neto conta que, por iniciativa da turma, a escola topou organizar o grupo para prestigiar o evento pela primeira vez. Em dúvida entre Medicina e Arquitetura, ele acredita que esse é um espaço para conhecer e trocar informações com quem já está na faculdade.

A professora de Inglês, Letícia Aparecida Terres Kemes, acompanha a turma. Para ela, o evento é importante não só para os estudantes, mas também para os professores. “Me formei em Letras e aqui soube como é o curso na UFPR, a realidade é completamente diferente”, conta.

A Feira recebeu mais de dez mil visitantes do primeiro dia, na quinta-feira, e o movimento segue intenso nesta sexta (23). Os visitantes vêm do interior do Paraná, da região Metropolitana de Curitiba e também dos estados vizinhos. Escolas de Joinville, Blumenau, Navegantes e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, também participam do evento.

A programação da Feira envolve apresentação dos cursos de graduação, atividades de ensino e palestras. O evento é gratuito, voltado para estudantes e para a comunidade. No sábado e no domingo as portas estarão abertas a todos os interessados. Nesta sexta, o evento recebe escolas que agendaram com antecedência.