Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Grupo viaja cerca de nove horas para conhecer a Feira de Cursos e Profissões

Superintendência de Comunicação Social     23 de agosto de 2019 - 11h03

O caminho que separa Cristiellen Heuko da Silva, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná é longo, mas ficou menor nesta sexta-feira, quando ela chegou na Feira de Cursos e Profissões da UFPR depois de nove horas de viagem. Ela e outros 35 colegas vieram de Ivaiporã, de ônibus, em um percurso que durou a madrugada toda. O evento começou na quinta-feira e segue até domingo, no Complexo em Piraquara.

A estudante está na companhia do professor Rodrigo Correa Barboza, de História e Filosofia, que veio ao evento pela primeira vez, na expectativa de que seus pupilos do ensino médio conheçam o que a UFPR oferece. “É um momento para eles conhecerem e tirarem dúvidas, por isso orientamos para que já procurem os cursos que têm interesse”, disse. O grupo saiu da cidade às 23h30 e chegou às 8h. Eles retornam ainda hoje, após um bate e volta.

Estudantes de Ivaiporã viajaram durante toda a madrugada (Foto: Amanda Miranda/Sucom)

Cristiellen estava curiosa para conhecer o curso de Engenharia Civil, área que quer seguir. Mesmo sem ter certeza se vai prestar vestibular para a UFPR, ela veio disposta a conhecer e tirar dúvidas, para depois decidir. Por isso a longa viagem não foi um incômodo. “Dormindo passa rápido”, brincou.

Ônibus de Palmas também veio de longe

Mais de 377 quilômetros separam a turma de terceiro ano do Colégio Bom Jesus, de Palmas, no interior do Paraná, do sonho da universidade pública. E foi ideia deles participarem da feira. O estudante  Pedro Cavalcante Falcão Neto conta que, por iniciativa da turma, a escola topou organizar o grupo para prestigiar o evento pela primeira vez. Em dúvida entre Medicina e Arquitetura, ele acredita que esse é um espaço para conhecer e trocar informações com quem já está na faculdade.

A professora de Inglês, Letícia Aparecida Terres Kemes, acompanha a turma. Para ela, o evento é importante não só para os estudantes, mas também para os professores. “Me formei em Letras e aqui soube como é o curso na UFPR, a realidade é completamente diferente”, conta.

A Feira recebeu mais de dez mil visitantes do primeiro dia, na quinta-feira, e o movimento segue intenso nesta sexta (23). Os visitantes vêm do interior do Paraná, da região Metropolitana de Curitiba e também dos estados vizinhos. Escolas de Joinville, Blumenau, Navegantes e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, também participam do evento.

A programação da Feira envolve apresentação dos cursos de graduação, atividades de ensino e palestras. O evento é gratuito, voltado para estudantes e para a comunidade. No sábado e no domingo as portas estarão abertas a todos os interessados. Nesta sexta, o evento recebe escolas que agendaram com antecedência.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR