Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo de Pesquisa da UFPR lança livro sobre o processo decisório de demissão

Preciso demitir… e agora? Motivados a responder essa questão, pesquisadores do grupo de pesquisa Estratégia e Processo Decisório (GEPD) da  UFPR escreveram um livro que apresenta teoria e prática baseada em experiências reais de demissão. A escolha do tema se deu em função da sua relevância no contexto brasileiro atual e da escassez de conhecimentos sobre as decisões de demissão sob o ponto de vista dos gestores. Os autores do livro acreditam que “uma maior compreensão dessas decisões é importante em função de suas consequências, que ultrapassam as fronteiras organizacionais e os aspectos profissionais de quem é demitido”.

Intitulado “Preciso Demitir… E agora? Reflexões baseadas em experiências de demissão”, a obra traz reflexões sobre o Processo Decisório de Demissão. Em cada um dos capítulos, assuntos relacionados ao tema central, o processo decisório de demissão, são analisados, com base na perspectiva de gestores que precisaram demitir.

Para apresentar ao leitor o processo decisório de demissão, a obra apresenta os principais impactos, fatores críticos e tendências desse processo. São apresentados resultados de pesquisas realizadas com gestores e que apontam os critérios utilizados para a escolha dos profissionais a serem demitidos. Ao final os autores propõem questões sobre a demissão, convidando a reflexões que geralmente são deixadas de lado na prática: E o outro lado da moeda? Qual o impacto da demissão para os gestores? Como são contadas as histórias das demissões? Quais os desafios práticos e éticos no processo de demissão?

SOBRE O GRUPO DE PESQUISA

O grupo de pesquisa Estratégia e Decisão (GEPD), criado em 2011, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O objetivo do GEPD, liderado pela professora doutora Karina De Déa Roglio, é  compreender os processos decisórios em organizações, de que forma influenciam e são influenciados pelas estratégias organizacionais. Desta maneira, a partir de uma compreensão do processo decisório, pretendem contribuir para que indivíduos e organizações tomem decisões estratégicas e arriscadas de modo mais efetivo.

Para saber mais sobre o grupo e outros trabalhos desenvolvidos: <www.estrategiaedecisao.com.br>

SERVIÇO

Lançamento: 20 de junho de 2018, na Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui.

Preciso Demitir… E agora? Reflexões baseadas em experiências de demissão. Organizadores: Gustavo Abib, Karina De Déa Roglio, Queila Matitz, Natália Rese.

 

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...