Ciência e Tecnologia

Grupo de pesquisa da UFPR lança e-book sobre produção acadêmica na área de educação em solos no Brasil

Camille Bropp     15 de setembro de 2020 - 12h55

Já disponível para download, o livro digital  “Teses, Dissertações e Monografias de Educação em Solos no Brasil” busca traçar um panorama brasileiro dessa área de pesquisa por meio da compilação de 70 resumos de trabalhos sobre educação em solos.

O e-book traz cinco teses de doutorado, 46 dissertações e 19 monografias de graduação publicadas em repositórios digitais entre 2004 e 2019.

A organização é dos professores Marcelo Ricardo de Lima, Fabiane Machado Vezzani e Valentim da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Carole Cristine Muggler, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), membros do grupo de pesquisa Educação em Solos, da UFPR. A edição é da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS).

Interdisciplinaridade

O objetivo do livro é contribuir para a socialização da produção acadêmica na área de Educação em Solos no Brasil, a fim de aumentar o interesse na temática. Um aspecto destacado pelos organizadores é a interdisciplinaridade dos trabalhos encontrados. “A Educação em Solos é uma área do conhecimento que vem ampliando e aprofundando suas concepções educacionais a partir de  diálogos com outras áreas, como educação, geografia, planejamento urbano e biologia”, avalia Lima.

São apresentadas informações sobre o título da publicação acadêmica, autor, orientador, instituição, curso, data de defesa, link do trabalho completo, resumo e palavras-chave. Ainda segundo os organizadores, a intenção é que o contato entre os pesquisadores da área possa ser potencializado, gerando interações entre os projetos de pesquisa, fortalecendo o conjunto de Educadores em Solos, além de estimular a aproximação de outros.

SERVIÇO
Download do livro digital ” Teses, Dissertações e Monografias de Educação em Solos no Brasil” (2020)
Onde: baixe a publicação neste link
Contato com os organizadores: educacaoemsolos@gmail.com