UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral lança e-book com estudos sobre as eleições de 2020

O grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lança durante o 9º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), que acontece esta semana entre 24 e 28 de maio, o e-book “Eleições 2020: comunicação eleitoral na disputa para Prefeituras”. A obra, disponível para download gratuito nos sites do coletivo e da Editora Eduepb, reúne estudos desenvolvidos por pesquisadores de todo Brasil, ratificando a vocação de produção científica em rede, tendência registrada ao longo do tempo pelo CEL, que este ano comemora 10 anos.

“Sentimo-nos felizes e honrados em poder contribuir com a pesquisa científica na área de comunicação política e eleitoral no Brasil e na América Latina, oferecendo um conteúdo com bastante qualidade, sério e científico, para que as pessoas possam se informar e qualificar o seu entendimento a respeito da situação política nacional”, explica a líder do grupo professora Luciana Panke.

Dividida em 23 capítulos, a publicação reflete a diversidade das campanhas em diferentes regiões do Brasil e retrata a construção das campanhas eleitorais em múltiplas plataformas e em diversificadas abordagens de candidaturas.  “O cenário eleitoral de 2020 teve um contexto bastante peculiar, bastante delicado com a pandemia. Isso alterou mais ainda os ânimos, já acirrados em termos de tendências eleitorais. Essas pessoas que se dedicaram às pesquisas que estão publicadas no livro tiveram essa acuidade metodológica, embasamento teórico e o cuidado de se afastar dos objetos de pesquisa para fazer essas publicações, estudos da mais alta relevância acadêmica e científica”, afirma a professora.

De acordo com o professor Aryovaldo Azevero Jr., também líder do CEL-UFPR, as pesquisas presentes no e-book estão relacionadas às áreas de Marketing Político e Comunicação Eleitoral. “Os capítulos tratam de temas atuais da área, como o uso de plataformas digitais no processo eleitoral, candidaturas femininas, fake news, relação entre religião e política e a realidade das campanhas eleitorais em diversas cidades brasileiras. Conteúdos atuais, consistentes e relevantes para quem quer entender um pouco mais o cenário político brasileiro, fruto de um trabalho coletivo realizado por uma rede de pesquisadores em todo o país”, destacou.

O livro está disponível para download gratuitamente no site da Editora EDUEPB, na seção “Lançamentos” ou na página do CEL-UFPR na internet.

Compolítica 2021

A 9ª edição do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), realizada entre os dias 24 e 28 de maio, tem como tema “Democracia e Opinião Pública em tempos de fake news“. Assim como nas outras edições, o Congresso tem como objetivo promover o ensino e a pesquisa no campo interdisciplinar da Comunicação e Política. O evento bienal reúne pesquisadores, nacionais e internacionais, dos cursos vinculados à Ciência Política, Comunicação, Psicologia, Administração, Filosofia, Antropologia, Direito, entre outros.

Por Comunicação CEL -UFPR

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...