Extensão e Cultura

Grupo de estudos de relações étnico-raciais produz conteúdo digital como alternativa à pandemia

Superintendência de Comunicação Social     23 de abril de 2020 - 12h33

Atividades lúdicas publicadas na Internet fazem parte das estratégias do ErêYá – Grupo de Estudos e Pesquisas em Relações Étnico-raciais da UFPR – para continuar produzindo e divulgando materiais sobre a cultura negra em tempos de pandemia. Em vídeos curtos, produzidos por mestrandas, doutorandas e graduandas semanalmente, é possível ter acesso a recursos que contribuem para discutir a temática, mesmo em contexto de isolamento social.

Segundo a professora Lucimar Rosa Dias, coordenadora do ErêYá, as reuniões do grupo continuam ocorrendo à distância, com ações especialmente planejadas para a pandemia. “Nós temos feito as reuniões e temos ações pensadas para o contexto da pandemia, como vídeos com contação de história, de poesia, com dicas de espaços que as famílias podem visitar para fazer a discussão das relações étnico-raciais”, conta. O grupo também participa da produção de máscaras para as crianças da periferia do Parolin, em Curitiba.

Entre as temáticas abrangidas pelo grupo estão as histórias de literatura de temática africana e afro-brasileira, a divulgação do conhecimento de pessoas negras sobre ervas e as brincadeiras com personagens negras. Além disso,  o ErêYá também divulga textos tratando de temas que dialogam com programas de grande repercussão social.

Todos os materiais têm o objetivo de divulgar os conhecimentos afro-brasileiros por meio de mídias sociais, qualificando as informações que as pessoas têm acessado em tempos de isolamento social. “Os conhecimentos apresentados trazem momentos lúdicos que podem ser compartilhados nas famílias, bem como disseminam entre profissionais de educação dicas de boas referências para abordar o tema”, conta a professora.

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus