Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo de Adesão do Hospital de Clínicas completa 18 anos apoiando pacientes com HIV

Criado em março do ano 2000 pela enfermeira Maria Alba de Oliveira e pelo assistente social Silas Moreira, o Grupo de Adesão do Hospital de Clínicas é responsável pela persistência no tratamento de muitas pessoas que se descobriram soropositivas. Além de incentivar a continuidade dos coquetéis, as reuniões semanais do grupo estreitam laços e oferecem aceitação e possibilidades.

“É como um espelho, que possibilita a cada um refletir sobre suas experiências de vida com respeito mútuo e confiança; um se enxergando no outro”, define Alba. Hoje aposentada, ela continua participando ativamente dos encontros como voluntária. Também integram a equipe outros voluntários e representantes da Pastoral da AIDS da Arquidiocese Metropolitana de Curitiba.

O assistente social Silas Moreira e a enfermeira Maria Alba de Oliveira, fundadores do Grupo de Adesão. Foto: Unicom´CHC

No início, eram 11 participantes. Ao longo do tempo, esse número aumentou e variou – chegou a 50 pessoas. Hoje, cerca de 25 integram o grupo, que funciona sob a máxima de que “se tem uma pessoa que saiu de casa para vir ao encontro, ele tem que acontecer”.

Compartilhar e entender

Nos encontros, os participantes falam sobre a preparação para tomar os medicamentos, os efeitos colaterais que têm sentido, compartilham suas realidades e encontram ouvidos atentos e empatia. Também recebem orientações sobre procedimentos clínicos e mesmo legais, que os ajudam a orientar a vida frente às mudanças trazidas pelo diagnóstico da aids.

Para pedir a palavra, basta levantar a mão. Ao final, antes de ir embora, os presentes distribuem abraços para 12 pessoas: é a terapia dos 12 abraços, dinâmica criada pelo frei capuchinho Pedro Brondani, que coordenou a Pastoral da Aids até 2015.

S. T. participa do grupo desde seu início. Além de incentivo à adesão ao tratamento, encontrou inspiração para os poemas que gosta de escrever. “Aqui é um renascimento da vida, a gente encontra crescimento e conhecimento dentro de nós mesmos. Muitas pessoas não têm apoio em casa ou são rejeitadas pela família e aqui encontram suporte. É um desabrochar”, conta.

Iniciativa referência

Atual coordenador da Pastoral, o padre Danilo Pena ressaltou a importância do projeto na comemoração de seus 18 anos: “Curitiba é privilegiada, porque o Grupo de Adesão é um grande presente para a Pastoral e uma grande escola”.

Em seu início, nos anos de 2003 e 2004, o Grupo de Adesão foi premiado pela Centro Paranaense de Cidadania (Cepac), organizador do Prêmio Dignidade Solidária, como o melhor projeto governamental na área de saúde.

O modelo é também fonte de estudos que contribuem com a produção de conhecimento científico a respeito do HIV. Em 2009, um projeto com base em estudo realizado com participantes do grupo foi selecionado e premiado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) na categoria Incentivo à Prevenção e Tratamento da AIDS.

O trabalho, de autoria de Maria Alba, contém dados clínicos de pacientes com mais de 50 anos que apresentavam déficit de memória – sintoma que ocorre em grande porcentagem entre os portadores do vírus HIV – e um projeto que, através de oficinas, estimularia as funções cognitivas.

Texto: Unidade de Comunicação – CHC

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...