Ensino e Educação

Graduado em Direito pela UFPR conquista bolsa para mestrado em Harvard

Superintendência de Comunicação Social     22 de maio de 2019 - 16h26

Para João Victor Archegas, graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a aspiração pela formação na área veio espelhada no exemplo do pai, advogado trabalhista, e pelo apreço pelas Ciências Humanas. De acordo com o futuro mestrando na Universidade Harvard, hoje com 22 anos, foi graças aos desdobramentos das pesquisas realizadas na iniciação científica na UFPR que surgiu o projeto que desenvolverá nos Estados Unidos, a partir de agosto deste ano.

Apresentação de TCC no curso de Direito na UFPR. Da esquerda para direita: o coorientador Diego Werneck Arguelhes, o estudante João Victor Archegas, a orientadora Eneida Desiree Sagado, a professora Estefânia Barboza e a doutoranda Letícia Kreuz. Fotos: Fabio Archegas/Divulgação

Mesmo antes de ingressar em Harvard, Archegas já foi premiado com o Gammon Fellowship, concedido aos melhores candidatos de cada ano do programa de mestrado. “O meu forte currículo acadêmico dentro da UFPR foi determinante para isso. E o prêmio vem acompanhado de uma generosa bolsa de estudos”, conta o estudante, que também foi aprovado nos programas de mestrado da New York University (NYU) e da Universidade de Toronto.

Logo nos primeiros anos do curso de Direito na UFPR, Archegas interessou-se pelos estudos ligados ao funcionamento do Estado. E foi nessa área, após receber um convite da professora Eneida Desiree Salgado, do departamento de Direito Público da UFPR, que ingressou na iniciação científica.

João Victor Archegas, à direita, apresentou pesquisa de iniciação científica desenvolvida na UFPR em evento na Universidade de Copenhagen, em 2017. Foto: Fabio Archegas/Divulgação

A primeira pesquisa, um estudo sobre a democracia interna dos partidos políticos no Brasil, rendeu um primeiro lugar no Evento de Iniciação Científica (Evinci), da UFPR, em 2016. O trabalho também foi apresentado em um painel na International Society of Public Law (ICON-S), na Universidade de Copenhagen, em 2017. Os estudos seguiram analisando como os ministros podem moldar a agenda do Supremo Tribunal Federal (STF). Resultado dos trabalhos na iniciação científica, o projeto que Archegas desenvolverá em Harvard trata de um estudo em como as cortes constitucionais podem, ou não, prevenir o processo de erosão democrática, observado na Turquia, Venezuela, Hungria, Polônia e, mais recentemente, no Brasil.

Em paralelo às atividades acadêmicas, Archegas participou de uma iniciativa dos estudantes de Direito, o “Cursinho Todos pelo Direito”. O projeto oferece aulas de História e Filosofia, focadas na segunda fase do vestibular de Direito da UFPR, para quem não consegue arcar com os custos de um cursinho preparatório privado. De acordo com Archegas, a participação foi mais um incentivo para buscar a carreira de professor. “A melhor coisa era reencontrar os alunos do cursinho no ano seguinte, mas então como calouros de Direito”, comemora.

Para Archegas, que concluiu a graduação em Direito na UFPR no ano passado, o papel da universidade pública vai para além da formação profissional, mas principalmente na formação de cidadãos capazes de modificar a realidade para melhor. “Investimento em educação é um importante indicador de desenvolvimento”, considera.

Por Vinicius Fin Valginhak
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR