Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Governo Federal convoca estudantes da área da saúde para força-tarefa contra novo coronavírus

Alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do sistema federal de ensino compõem o grupo que reforçará a equipe de enfrentamento ao novo coronavírus no Brasil. O chamado foi feito no início de abril, por meio de edital do Ministério da Saúde. A ação é coordenada em conjunto com o Ministério da Educação (MEC).

A preferência é por estudantes do 5º e do 6ª ano de Medicina e que estão no último ano de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem. No entanto, alunos de outros períodos também podem se candidatar. Os selecionados devem se apresentar no local indicado em até 48h após a convocação, que será realizada por meio de correspondência eletrônica. Os interessados podem se cadastrar aqui.

O governo oferece bonificação mensal, que varia entre R$ 522,50 e R$ 1.045,00 – 20h e 40h por semana, respectivamente. A carga horária cumprida poderá ser utilizada na contagem do tempo de estágio curricular obrigatório, de acordo com especificidades descritas no edital. A atuação será supervisionada por profissional de saúde com formação compatível à graduação.

Os alunos dos 5º e 6º anos de Medicina atuarão exclusivamente nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva – em estabelecimentos de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudantes dos últimos anos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia contribuirão em atividades compatíveis com os estágios e as práticas específicas dos cursos. 

O certificado de participação no esforço de contenção da pandemia da Covid-19 garantirá, para o grupo convocado prioritariamente, pontuação adicional de 10% em seleções para programas de residência promovidos pelo Ministério da Saúde. O benefício é válido por dois anos, a contar da data de expedição do documento.

O edital também visa à adesão de estados, Distrito Federal, municípios e estabelecimentos de saúde privados sem fins lucrativos que prestem serviços no âmbito do SUS.

Mais informações nos sites do Ministério da Saúde e do MEC.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...