Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Ginástica funcional na UFPR promove bem-estar físico e mental

Superintendência de Comunicação Social     22 de outubro de 2019 - 17h29

A servidora Aline Marchalek participa há mais de um ano da ginástica funcional oferecida na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nesse período emagreceu 10 quilos e mudou os hábitos alimentares graças à atividade. O projeto do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept), em parceria com a Geap Saúde, comemora dois anos.

Ginástica funcional é oferecida no Sept desde 2017. Fotos: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

A ginástica funcional no Sept nasceu em outubro de 2017. “Foi perfeito ser no ambiente de trabalho. Logo no primeiro ano eu já senti os benefícios’, conta Aline, que percebeu diferenças no dia a dia numa situação de pós-parto. Para Silvana Carbonera, que era vice-diretora do Sept quando o projeto foi criado, passar entre seis e oito horas sentado pode ser muito estressante e a ginástica pode ajudar nesse sentido. “Parar um pouco para fazer a ginástica e alongar o corpo não é só uma questão de saúde física, é uma questão de saúde mental também’’.

As aulas no Sept ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 14h30

De acordo com Vanessa Viana, que é professora do projeto desde o seu começo, a ginástica funcional pode ser um importante fator para a saúde mental. “Alguns vieram pra cá e melhoraram o condicionamento físico, outros emagreceram, mas o aspecto social melhora. Alguns alunos já me falaram que estavam começando a entrar em depressão e quando fizeram a ginástica melhoraram’’.

Como participar

As atividades são abertas para servidores ativos e aposentados, estudantes e docentes, e no Sept ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 14h30. Para participar, basta comparecer ao local.