Gestão da UFPR divulga ações para lidar com impacto de cortes

A reitoria da Universidade Federal do Paraná reuniu-se nesta sexta-feira (3), pela manhã, com os diretores de setores e superintendentes da instituição a fim de definir diretrizes organizacionais frente ao corte de mais de R$ 48 milhões da verba da universidade.

Para esclarecer a gravidade da situação, a reitoria apresentou mais um vez, como tem feito ao longo da gestão, a base numérica com que tem trabalhado. Esse corte, de R$ 48 milhões, foi subtraído do orçamento de manutenção da instituição, que era de R$ 161 milhões.

Para a manutenção da UFPR, até o momento foram gastos cerca de R$ 50 milhões e o corte do governo federal não atingiu a verba de R$ 20 milhões destinados à assistência estudantil (Programa PNAES).

Em resumo: até o final de 2019, por sete meses, precisaremos manter a centenária Federal com cerca de R$ 40 milhões.

A fim de tentar minimizar os impactos no segundo semestre da UFPR, as seguintes ações serão adotadas:

• Avaliação de possíveis ajustes nos contratos vigentes da UFPR;

• Articulação das universidades paranaenses junto à bancada parlamentar;

• Comitê jurídico para avaliar os impactos e consequências das ações;

• Comitê de comunicação para informar a comunidade interna e externa dos impactos das medidas e do papel das universidades públicas;

• Ações que busquem apoio nas esferas municipais e estaduais; e

• Ato em defesa das Universidades Federais em conjunto com as entidades representativas de professores, técnico-administrativos e estudantes da UFPR.