Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Gestão da Água e Defesa Nacional são temas de debate na Assembleia Legislativa

“Água – Defesa do Brasil e do Paraná” esse é o tema de seminário que será realizado na Assembleia Legislativa do Paraná, no próximo dia 27, reunindo especialistas, interessados e militares – entre eles, o Comandante da 5ª Divisão do Exército, Gen. Carlos José Russo Assumpção Penteado, o ex-ministro da Defesa e atual diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Gen. Joaquim Silva e Luna, e o professor da UFPR Francisco de Campos Carvalho.

O Brasil – entendem os especialistas – possui o maior potencial hídrico do mundo, suas reservas abrangendo um quinto das reservas mundiais. No entanto, o Nordeste e áreas sensíveis da Amazônia merecem atenção e oferecem grandes oportunidades para atividade econômica – na agricultura e no agronegócio.

Programação – O primeiro painel intitulado “ÁGUA E DEFESA DO BRASIL”, contará com as presenças do Cel. Flavio Marcondes Junior, para falar do “SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras”; do Comandante da 5ª Divisão do Exército, Gen. Carlos José Russo Assumpção Penteado, que tratará “A Questão Amazônia”; do Cel. Laurindo Pereira da Silva para falar da “Transposição do Rio São Francisco” e, do professor da UFPR Francisco José Pereira de Campos Carvalho para abordar o tema “Macrogerenciamento Sistemas de Alta Complexidade”.

O segundo painel intitulado “ÁGUA E PARANÁ RUMO À TERCEIRA ECONOMIA”, contará com as presenças do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti que vai abordar o tema “Regularização Hídrica e a Agricultura Paranaense”; do engenheiro Celso Romero Kloss da Universidade Livre do Meio Ambiente, que debaterá sobre o “Desenvolvimento do Paraná”. E o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna irá palestrar sobre a “Economia do Oeste do Paraná”.

O debate tem apoio da Universidade Federal do Paraná, da UniLivre, do Movimento Pró-Paraná e do Centro de Estudos Brasileiros do Paraná, entre outras entidades.

(fonte: Agência de Notícias Alep-PR)

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...