Ensino e Educação

Gestão acadêmica dos cursos de graduação passa a ser realizada pelo SIGA; leia comunicado

Superintendência de Comunicação Social     30 de setembro de 2020 - 13h41

Em comunicado no site da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, o pró-reitor Eduardo Salles de Oliveira Barra e a coordenadora de Sistemas de Informação para a Gestão Acadêmica (COSIS/PROGRAD), Rafaela Mantovani Fontana, informam a comunidade acadêmica que a gestão acadêmica dos cursos de graduação passará a ser realizada integralmente pelo SIGA – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, um sistema desenvolvido na universidade. A migração automática ocorre entre os dias 5 e 9 de outubro. “A partir de então, todas as ofertas de disciplinas para os cursos de graduação – inclusive aquelas demandadas por um possível segundo período especial – serão realizadas exclusivamente pelo SIGA, assim como todos as matrículas, lançamentos de nota, expedição de histórico etc”, informa a nota.

O SIGA substituirá o SIE – Sistema de Informações para o Ensino, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que esteve em operação na UFPR por quase duas décadas e será desativado em breve. Desde o início deste ano, a implantação do SIGA na Graduação está em andamento, sendo feita de forma experimental em 12 cursos. Outros 49 cursos aderiram ao sistema ao final do mês de junho, por conta do Período Especial.

De acordo com o comunicado, a expansão proporcionada pelo SIGA permitirá a realização de uma série inédita de procedimentos realizados, até o momento, sem o apoio de um sistema informatizado, como os ajustes de matrícula e as reformas curriculares.

Recomendações

Às coordenações, professores e estudantes dos cursos que até hoje permaneceram no SIE e que realizarão somente agora a migração para o SIGA, o informe recomenda:

1) As coordenações não devem fazer qualquer alteração no SIE a partir do dia 05/10;
2) Os docentes não devem fazer novos lançamentos de notas no Portal do Professor a partir do dia 05/10;
3) Todos os procedimentos acadêmicos deverão ser realizados exclusivamente no SIGA, a partir do dia 13/10;
4) Verificar desde já se o seu acesso ao SIGA está ativo e funcional.

Para acessar o SIGA

1) Digite https://www.prppg.ufpr.br/siga .
2) Digite o seu CPF ou Passaporte
3) Digite sua senha
4) Caso ainda não possua senha, clique no link Esqueceu/Não sabe sua senha.
5) Verifique na sua caixa de e-mail se recebeu um e-mail com instruções para redefinição da senha.
6) Caso não receba o e-mail, solicite correção do e-mail cadastrado no SIGA na sua coordenação de curso (para os estudantes) ou no seu departamento ou equivalente (para os professores).