Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

GEPLEC oferece tarde de brincadeiras na Praça em Antonina

Superintendência de Comunicação Social     16 de julho de 2018 - 17h21

O público que passar pela praça Coronel Macedo até o dia 21 de julho poderá conferir as atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Lazer e Cidade (GEPLEC). O projeto “Vem Brincar na Praça” traz várias brincadeiras durante as tardes, integrando a programação do Festival de Inverno da UFPR.

“Esse hit é chiclete na sua mente vai ficar: brinco, brinco, brinco sem parar”. Esse é um trecho da música adaptada para o início das atividades do GEPLEC na Praça. Diariamente as brincadeiras mudam, e as mais procuradas serão repetidas no último dia do Festival, 21.

O GEPLEC é composto por 22 estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná que buscam incentivar práticas corporais e de lazer, de forma criativa, lúdica e transformadora nos espaços. O grupo existe há dez anos e é supervisionado pela professora Simone Rechia. “A proposta é de intervenção. A praça é um local democrático e trazer o lazer para ela acaba sendo uma forma de apropriação”.

O grupo compõe a programação do Festival desde seu início, e este ano investe em novas metodologias. Entre as novidades estão as oficinas de jogos afro e contação de histórias, no colégio Brasílio Machado, ao lado da Praça. As tradicionais brincadeiras – como corda, balões de água e dança – continuam fazendo parte do programa.

As áreas de ensino transitam entre físico/esportivo, manual, artístico e social. Essa última visa integrar os familiares na cultura do brincar, investindo num ‘brincar’ para todas as idades. Samanta Rodrigues, mãe da pequena Maria Fernanda, apoia a iniciativa. “Os pais precisam se integrar na diversão. Faz bem para os dois lados” afirma.

As crianças podem escolher em qual área querem brincar e trocar sempre que quiserem. Além de muita diversão, o projeto oferece uma desmistificação da atuação da criança, como explica Simone. “As atividades mostram que a criança usa todo o corpo para agir, quebrando a ideia de que a criança fica passiva”.

O mestrando Bruno Neca faz parte do GEPLEC há quatro anos e conta que a iniciativa é importante para a própria formação dos graduandos, visto que os futuros educadores físicos lidam diretamente com as crianças durante a estadia no Festival. “É a própria extensão. Vemos a teoria ganhando forma nos espaços que montamos aqui [na Praça] e no decorrer da atividade”.

O projeto é considerado um sucesso. Cerca de 800 crianças participaram das atividades na última edição do Festival e, em 2018, a organização acredita que o clima de verão fora de época traga um público maior para a Praça.

Oficina de Catavento

Foto: Nicolle Schumacher

O primeiro dia de brincadeiras com a GEPLEC teve uma atração especial. Um dos espaços ofereceu uma oficina de catavento, o símbolo do 28° Festival de Inverno da UFPR.

O objeto faz alusão ao movimento, integração e difusão principalmente da arte e da cultura. Na oficina, as crianças puderam confeccionar o próprio catavento e outro para deixar no gramado da praça. A ideia é montar um grande “canteiro de cataventos” no final da semana, unindo a produção dos pequenos.

Serviço
“Vem Brincar na Praça”
Data: até 21 de julho
Horário: 14:00 às 17:00
Local: Praça Coronel Macedo – Antonina, PR
Gratuito

Larissa Nicolosi, com supervisão de Aline França


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR