Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Futuros oceanógrafos desenvolvem produtos de divulgação científica sobre a Década do Oceano; baixe aqui

Que a Década da Ciência Oceânica está mobilizando a comunidade acadêmica da UFPR todo mundo já sabe. Destacar a importância de se conhecer o oceano e os seus impactos na vida das diferentes espécies é um dos objetivos da temática, agendada pela Organização das Nações Unidas e com reflexo em todos os países do globo. Na disciplina O impacto das mudanças climáticas no Oceano, acadêmicos orientados pela professora Renata Hanae Nagai produziram diferentes conteúdos relacionados à agenda da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável – de podcasts a vídeos no Tik Tok, um dos fenômenos mais recentes nas mídias sociais. Os materiais podem ser baixados diretamente nos links.

De acordo com Renata, o objetivo dessa disciplina era funcionar como um espaço de discussão dos impactos das mudanças climáticas para o Oceano, usando relatórios do IPCC, como recém publicado Relatório Especial sobre o Oceano e a Criosfera sob um clima em mudança (SROCC, 2019). “Como a disciplina foi ofertada para alunoe alunas da Oceanografia, o impacto da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) no futuro do Oceano entrou em cena em diferentes momentos e foi o tema central do trabalho de avaliação final“, explicou.  

As acadêmicas Gabrielle Vieira Lube e Sabrina Calixto Pavoni Ramos usaram o conhecimento científico e a criatividade para falarem de questões emblemáticas, como os impactos do CO2 nos oceanos, no aumento no nível do mar, na temperatura da água e na fauna e flora, com previsão de extinção de grandes espécies. No vídeo Um olhar oceanográfico sobre as mudanças climáticas e a Década do Oceano” elas abordam o assunto de forma simples e atrativa. 

 

Frame do vídeo editado pelas acadêmicas de Oceanografia; clique e baixe

 

O Tik Tok foi outra rede explorada por um grupo de estudantes para facilitar o acesso ao conhecimento científico por parte do grande público. As acadêmicas Veridiana Sofia, Helena Catarina Reichert e Giuliani Manfredini trabalharam com o tema O que você tem a ver com a Década do Oceano?“, abordando assuntos como o investimento em pesquisa e entendimento sobre os impactos que o homem pode causar nos oceanos.  

Os futuros oceanógrafos adotaram o formato de podcast para contribuir com a divulgação da agenda da década. Em O oceano que nos conecta“, Andrieli Teixeira Ribas e Yasmym Schutz de Vincenzi Weirich lembram que 90% da água do mundo estão no Oceano e que as microalgas marinhas são essenciais para a produção de oxigênio na Terra. Já Analine Fernanda Machado da Silva e Dayane de França Morais discutem “A década dos oceanos e seus impactos em nossas vidas”, trazendo um debate sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU.

Uma equipe também trabalhou, no formato de infográfico, especificamente com o tema fontes de energia. “O potencial da energia limpa na Década do Oceano” foi desenvolvido pelos acadêmicos Aline Rafaele Nakamori de Toledo e Breno Tramontini Steffen. 

Clique para ampliar

  

Atividades foram desenvolvidas como experiência do ensino remoto 

A professora Renata comenta que essa foi a sua primeira experiência de ensino de forma 100% remota e sem atividades práticas e de campo. “A disciplina foi organizada de forma a alternar aulas expositivas e discussões ao vivosempre online, com a disponibilização de video-aulas, materiais complementares, tarefas semanais e fóruns de discussão totalmente virtuais“, explica. As discussões giraram em torno de grandes perguntas, como: “Por que e para quem as mudanças do nível do mar são importantes?” ou “Como a mudança climática afeta a vida marinha?”.  

Dois alunos da pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos participaram da organização das atividades. Os trabalhos de divulgação científica surgiram como forma de avaliação. “O resultado foi maravilhoso. Fiquei tão feliz e impressionada com os produtos que quis compartilhar com todos”, diz.  A turma produziu dois ensaios teóricos, cinco infográficos, seis videos  e três podcasts. 

Imagem de destaque:  Aline Dassel por Pixabay

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...