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Futuros oceanógrafos desenvolvem produtos de divulgação científica sobre a Década do Oceano; baixe aqui

Superintendência de Comunicação Social     13 de outubro de 2020 - 11h01

Que a Década da Ciência Oceânica está mobilizando a comunidade acadêmica da UFPR todo mundo já sabe. Destacar a importância de se conhecer o oceano e os seus impactos na vida das diferentes espécies é um dos objetivos da temática, agendada pela Organização das Nações Unidas e com reflexo em todos os países do globo. Na disciplina O impacto das mudanças climáticas no Oceano, acadêmicos orientados pela professora Renata Hanae Nagai produziram diferentes conteúdos relacionados à agenda da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável – de podcasts a vídeos no Tik Tok, um dos fenômenos mais recentes nas mídias sociais. Os materiais podem ser baixados diretamente nos links.

De acordo com Renata, o objetivo dessa disciplina era funcionar como um espaço de discussão dos impactos das mudanças climáticas para o Oceano, usando relatórios do IPCC, como recém publicado Relatório Especial sobre o Oceano e a Criosfera sob um clima em mudança (SROCC, 2019). “Como a disciplina foi ofertada para alunoe alunas da Oceanografia, o impacto da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) no futuro do Oceano entrou em cena em diferentes momentos e foi o tema central do trabalho de avaliação final“, explicou.  

As acadêmicas Gabrielle Vieira Lube e Sabrina Calixto Pavoni Ramos usaram o conhecimento científico e a criatividade para falarem de questões emblemáticas, como os impactos do CO2 nos oceanos, no aumento no nível do mar, na temperatura da água e na fauna e flora, com previsão de extinção de grandes espécies. No vídeo Um olhar oceanográfico sobre as mudanças climáticas e a Década do Oceano” elas abordam o assunto de forma simples e atrativa. 

 

Frame do vídeo editado pelas acadêmicas de Oceanografia; clique e baixe

 

O Tik Tok foi outra rede explorada por um grupo de estudantes para facilitar o acesso ao conhecimento científico por parte do grande público. As acadêmicas Veridiana Sofia, Helena Catarina Reichert e Giuliani Manfredini trabalharam com o tema O que você tem a ver com a Década do Oceano?“, abordando assuntos como o investimento em pesquisa e entendimento sobre os impactos que o homem pode causar nos oceanos.  

Os futuros oceanógrafos adotaram o formato de podcast para contribuir com a divulgação da agenda da década. Em O oceano que nos conecta“, Andrieli Teixeira Ribas e Yasmym Schutz de Vincenzi Weirich lembram que 90% da água do mundo estão no Oceano e que as microalgas marinhas são essenciais para a produção de oxigênio na Terra. Já Analine Fernanda Machado da Silva e Dayane de França Morais discutem “A década dos oceanos e seus impactos em nossas vidas”, trazendo um debate sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU.

Uma equipe também trabalhou, no formato de infográfico, especificamente com o tema fontes de energia. “O potencial da energia limpa na Década do Oceano” foi desenvolvido pelos acadêmicos Aline Rafaele Nakamori de Toledo e Breno Tramontini Steffen. 

Clique para ampliar

  

Atividades foram desenvolvidas como experiência do ensino remoto 

A professora Renata comenta que essa foi a sua primeira experiência de ensino de forma 100% remota e sem atividades práticas e de campo. “A disciplina foi organizada de forma a alternar aulas expositivas e discussões ao vivosempre online, com a disponibilização de video-aulas, materiais complementares, tarefas semanais e fóruns de discussão totalmente virtuais“, explica. As discussões giraram em torno de grandes perguntas, como: “Por que e para quem as mudanças do nível do mar são importantes?” ou “Como a mudança climática afeta a vida marinha?”.  

Dois alunos da pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos participaram da organização das atividades. Os trabalhos de divulgação científica surgiram como forma de avaliação. “O resultado foi maravilhoso. Fiquei tão feliz e impressionada com os produtos que quis compartilhar com todos”, diz.  A turma produziu dois ensaios teóricos, cinco infográficos, seis videos  e três podcasts. 

Imagem de destaque:  Aline Dassel por Pixabay


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