Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Fórum Permanente das Licenciaturas é criado na UFPR; primeira reunião acontece em dezembro

Discutir e propor políticas de formação de professores dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Esses são os objetivos do Fórum Permanente das Licenciaturas, órgão colegiado formado recentemente, que reúne representantes técnicos, docentes e discentes de vários setores e campi da universidade.  

“Buscamos a construção de propostas que tenham sido dialogadas e possam ser formalizadas à serviço da configuração de uma política institucional de base para a formação inicial de professores e professoras na UFPR”, afirma o professor William Junior do Nascimento, do Campus Avançado de Jandaia do Sul e um dos integrantes da comissão gestora. 

A criação do fórum resulta da necessidade de as licenciaturas buscarem unicidade no debate e nas ações pertinentes à formação docente. Inicialmente, com a mediação do Centro de Articulação das Licenciaturas do Setor de Educação (Ceali) foram realizadas reuniões amplas, pautando a discussão sobre a Resolução 2/2019 do Conselho Nacional da Educação. 

Em sessões abertas, com participação de representantes da Pró-Reitoria de Graduação, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e do Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Graduação da UFPR, o regimento foi colocado em discussão à comunidade. No mês de outubro, o documento foi apresentado e aprovado, com a definição da primeira comissão gestora, que terá caráter paritário e duração de um ano. 

Comissões, grupos de estudos e de trabalho serão instituídos nas próximas reuniões, conforme a demanda e aderência aos objetivos do Fórum.   

O primeiro encontro será dia 1º de dezembro, às 14h, no qual será proposto um cronograma de atividades para o ano de 2022, com os grupos de trabalho sobre temáticas de interesse. Haverá também uma apresentação com o tema “Licenciaturas em Educação do Campo e o Regime de Alternância: experiências da região Sul do Brasil”, com o professor Ehrick Eduardo Martins Melzer, do Setor Litoral. 

A reunião será aberta a todos os interessados, terá transmissão pelo Youtube e haverá certificação para os inscritos previamente no link disponível aqui. 

Outras informações sobre o Fórum podem ser obtidas pelo e-mail forumdaslicenciaturas@ufpr.br 

Foto de destaque: Samira Chami Neves / Sucom

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...