Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestrados Profissionais de Enfermagem melhoram a qualidade do atendimento em hospitais e clínicas

Fórum de Mestrados Profissionais em Enfermagem. Foto: Samira Chami Neves
Fórum de Mestrados Profissionais em Enfermagem. Foto: Samira Chami Neves

O Brasil conta com 30 mestrados profissionais em Enfermagem, voltados para desenvolver pesquisas e novos conhecimentos com vistas a aplicação imediata em hospitais e em clínicas,isto é, melhorar a qualidade do atendimento. Desde 2002 quando foram criados os primeiros programas, 532 profissionais já foram formados e fazem a diferença nas unidades de saúde onde atuam, de acordo com a coordenadora da área de Enfermagem da Capes, Carmem Silvan Scochi, por desenvolverem um trabalho mais especializado.
Durante o VI Fórum de Mestrados Profissionais que terminou nesta sexta-feira (12), na UFPR, a coordenadora explicou que os cursos de mestrado profissional na área cresceram 110% de 2011 a 2015. A UFPR se enquadra nesta estatística, já que o programa começou em 2011 com nove mestrandos. A importância da qualificação é justificada pela grande necessidade de enfermeiros na área de saúde. Levantamentos apontam que 50% dos profissionais na área de saúde do SUS são de enfermagem. Um dos objetivos dos programas de mestrado profissional é voltar os conhecimentos para a atenção primária em saúde.

professoras Márcia Freire, vice´coordenadora do Mestrado da UFPR e Claudete Regiani, diretora do Setor de Educação da UFPR. Foto: Samira Chami Neves
professoras Márcia Freire, vice´coordenadora do Mestrado da UFPR e Claudete Regiani, diretora do Setor de Saúde da UFPR. Foto: Samira Chami Neves

NA UFPR- O mestrado profissional da UFPR formou 30 mestres desde que foi criado em 2011. Segundo a vice-coordenadora do programa, professora Márcia Helena de Souza Freire. Nos primeiros três anos foram ofertadas vagas apenas para profissionais de Enfermagem do Hospital de Clínicas e em 2014 abriu também para enfermeiros do sistema público de saúde de Curitiba, no ano passado para enfermeiros da rede estadual e em 2016, para profissionais das prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba. Essa nova turma inicia as aulas neste semestre. Atualmente são 20 vagas anuais.

O VI Fórum dos Mestrados Profissionais em Enfermagem reuniu mais de 200 participantes na UFPR, vindos de vários Estados, como Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além de questões curriculares, os professores e mestrandos analisaram a importância de parcerias, legislação, perspectivas de qualificação e o impacto profissional.

todas as fotos do evento:https://www.flickr.com/photos/ufpr/

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...