Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Forgrad Sul 2019 discute práticas de graduação para o futuro

Superintendência de Comunicação Social     11 de setembro de 2019 - 11h37

Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sedia a reunião anual do Fórum dos Pró-Reitores de Graduação (Forgrad) das instituições de ensino superior brasileiras da região sul. O encontro tratará do tema “O futuro de ontem e de hoje: o ensino de graduação em tempos de grandes revisões” e reúne gestores das pró-reitorias de graduação de instituições públicas e privadas.

O objetivo do Forgrad é elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes à pró-reitorias de graduação e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de educação superior que visem o pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

Segundo o pró-reitor de graduação da UFPR e coordenador do Forgrad – Região Sul, Eduardo Salles de Oliveira Barra, um evento como esse é o momento de fazer um grande balanço do que está se passando em cada uma dessas instituições, já tendo uma linguagem comum. “É uma oportunidade profícua para abrir novas perspectivas”.

Foto: Marcos Solivan

E as perspectivas futuras são a pauta dessa edição do encontro. “O momento atual nos faz olhar para o passado. O nosso desafio agora é não nos deixar arrastar por esse momento de grandes dificuldades e resistir de maneira determinada, não apenas com uma boa retórica, mas nos preparando para um novo momento”, salienta Barra.

Para o pró-reitor da UFPR, resistir não significa voltar ao que as instituições de ensino foram um dia, mas projetar um novo futuro. “As instituições de ensino têm tanta força por estarem abertas ao diálogo. O futuro que vamos projetar deve dialogar com os anseios da sociedade e com as críticas que recebemos, mas sem que abramos mão daquilo que é o nosso legado e natureza das instituições: o conhecimento”.

Ao longo evento, estão programadas a conferência “A graduação em tempos de contratempos: o futuro de hoje e de ontem” e as mesas-redondas “Articulação entre Ensino Superior e Educação Básica”, “Educação Profissional e Novas Pedagogias do Ensino Superior” e “Institucionalização da Educação a Distância (Cenário pós-UaB) ”.