Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Filme de estudante da UFPR é premiado no Festival de Cinema de Gramado e tem exibição gratuita em Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     4 de setembro de 2019 - 19h17

Na tela totalmente coberta pela cor preta surge a voz suave de Muriel: “lá no escuro já parecia o mar”. Pausadamente, a menina continua: “o mar onde de certa forma eu nadei. Flutuei meses nos medos de uma mãe solteira”. Assim, de forma poética, o curta-metragem Apneia aborda em 15 minutos traumas da infância, a identidade, a distância e a ausência. O filme paranaense com direção de Carol Sakura e Walkir Fernandes tem produção executiva do estudante Eduardo Camargo, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A animação levou o prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Cinema de Gramado, que chegou à 47ª edição em agosto.

Edu, como é chamado, reforça que o cinema brasileiro e paranaense resistem. “É o prêmio de maior reconhecimento no cenário brasileiro. E, quando além do cinema também a educação sofre ataques, acredito que seja importante [receber o prêmio] para mostrar um pouco da ‘balbúrdia’ que a gente aprende aqui dentro. Eu sou aluno da UFPR e recebi esse prêmio graças à educação pública de qualidade”, diz o estudante e produtor do curta. Ao todo, o 47º Festival de Gramado teve 1,1 mil filmes inscritos.

De forma poética, curta-metragem aborda traumas da infância, a identidade, a distância e a ausência. Imagem: Filme Apneia/Divulgação

Quem não assistiu ao curta ainda tem a oportunidade de conhecer a história da menina Muriel na Mostra Curitiba de Cinema, no dia 10 de setembro, terça-feira, às 20h30, no Cine Passeio. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis uma hora antes da sessão, na bilheteria do Cine Passeio. O filme também foi exibido na Mostra Internacional de Animação de Curitiba (Animatiba), em maio, na qual recebeu o prêmio de melhor filme do júri popular.

A animação paranaense soma outras conquistas, como melhor direção de arte e melhor trilha sonora original no 42º Festival Guarnicê de Cinema, no Maranhão; Prêmio da Crítica Carioca no 27º Anima Mundi, festival internacional de animação do Brasil, no Rio de Janeiro; e Prêmio Canal Brasil de Curtas no 23º Cine PE, em Pernambuco. Todas as premiações foram neste ano.

“Sou aluno da UFPR e recebi esse prêmio graças à educação pública de qualidade”, Eduardo Camargo. Foto: Divulgação

O estudante de Publicidade e Propaganda conta que, de forma indireta, a UFPR é sempre o alicerce de todos os filmes que faz. “Da ajuda de professores e professoras através de orientações, sugestões de leituras e de filmes, passando pelo incentivo e carinho essenciais para encarar os desafios que toda profissão traz. Por isso, a cada conquista busco agradecer alguns dos professores e professoras que me ajudaram neste roteiro maluco chamado cinema brasileiro”. Com gratidão e carisma, Edu acrescenta: “isso sem falar em coisas básicas da vida, tipo o RU [Restaurante Universitário] que eu amo. Afinal, cineasta vazio não para em pé, né? Beijo para a equipe do RU”.

Das falas que ecoam da universidade para a tela de cinema, a menina Muriel, personagem do curta-metragem Apneia, chama a atenção, com serenidade: “quem deveria cuidar de você, pode também estar se afogando”.

Clique aqui e assista ao trailer do curta-metragem.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR