Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Em setembro, Festival UFPR abre as portas da universidade para a comunidade e tem atrações para todos os públicos

Superintendência de Comunicação Social     10 de setembro de 2019 - 8h55

Integrar ciência, cultura e inovação, três dos elementos mais relevantes no âmbito de uma universidade, é a proposta do 1º Festival UFPR, que acontecerá entre os dias 23 a 28 de setembro. Oferecendo uma programação diversificada, o evento tem o objetivo de trazer a comunidade externa para dentro da universidade, apresentando o que nela é produzido de melhor.

Além de algumas atrações inovadoras, o Festival incorpora diferentes eventos que já aconteciam separadamente na instituição. A 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), a XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc constituirão a programação que também terá eventos culturais e serviços à comunidade.

Uma das novidades será a Feira Gastronômica das Nações, que vai comercializar artesanato e pratos típicos produzidos por estudantes migrantes e refugiados vindos da África, do Japão e da Síria. A exposição dos projetos de pesquisa e extensão da UFPR promete ser outro atrativo com a disponibilização de um trailer que vai reproduzir o ambiente marinho.

Projeto Rebimar reproduz o ambiente marinho. Foto: Divulgação

A cultura popular também terá destaque no Festival com um palco aberto que estará à disposição, durante todo o evento, para receber manifestações artísticas daqueles desejarem. Nesse mesmo palco todos os dias, às 12h e às 16h, grupos artísticos da UFPR promoverão espetáculos gratuitos.

No âmbito da inovação, o evento “Vai Lá e Faz UFPR” será destinado a pessoas que querem sair da inércia e fazer acontecer. Entre os dias 25 a 27 de setembro, haverá workshops e palestras com pessoas que acreditaram no potencial de suas ideias e fizeram acontecer. Também haverá ações oferecidas pelo Complexo do Hospital de Clínicas (CHC-UFPR) e pelo Setor de Saúde da UFPR, com atendimentos à comunidade.

Ainda durante o Festival, será realizada uma sessão solene do Conselho Universitário (Coun) para a outorga do título de Professor Emérito aos professores Antonio Salvio Mangrich, Fábio de Oliveira Pedrosa, Sebastião do Amaral Machado e Marcello Iacomini.

A abertura do evento contará com uma conferência sobre comunicação institucional realizada pela professora Ivana Bentes de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e para o encerramento da Siepe, no dia 26, está programada uma palestra com a historiadora e antropóloga Lilia Katri Moritz Schwarcz, historiadora e antropóloga brasileira da Universidade de São Paulo (USP).

O Festival terá programação na Praça Santos Andrade, no Campus Reitoria e no Campus Rebouças, em Curitiba. A ideia é potencializar essas atividades – todas gratuitas –, mostrar as ações da Universidade para a comunidade e, ao mesmo tempo, economizar, já que o evento inteiro foi organizado com custo praticamente zero. A programação completa pode ser conferida aqui.

Siepe

Foto: Samira Chami Neves

A 11ª edição da Siepe será composta por cinco encontros temáticos, com apresentações de trabalhos, rodas de conversa, oficinas e feira de extensão. O evento abrange trabalhos de iniciação científica, inovação, extensão, atividades formativas e de inclusão e diversidade, que é novidade nesta edição. No ano passado, foram mais de 2,5 mil trabalhos apresentados e cerca de 10,5 mil participantes.

Nesta edição, a Siepe contará com o 18º Encontro de Atividades Formativas (Enaf), o 18º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), o 27º Evento de Iniciação Científica (Evinci), 12º Evento de Inovação Tecnológica (Einti) e o 1º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe).

Feira do Livro e Semana Literária

XIV Feira do Livro Editora UFPR 35ª Semana Literária SESC. Foto: Samira Chami Neves

A XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc ocorrerá de 23 a 28 de setembro, na Praça Santos Andrade, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábado, das 10h às 14h. Devem participar 27 expositores, entre editoras universitárias e comerciais.

A realização é da Editora UFPR e do Serviço Social do Comércio (Sesc) Paraná. O principal objetivo é popularizar o livro e incentivar a leitura.

Confira a programação completa.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR