Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Festival Internacional de Cine Santa Cruz premia documentário produzido por alunos da UFPR

Bruna Bertoldi Gonçalves     29 de outubro de 2018 - 17h11

O curta-metragem “Fora da Caixa”, produzido por alunos da UFPR, foi eleito o melhor documentário universitário do Festival Internacional de Cine Santa Cruz (Fenavid). O evento anual, promovido pela Fundación Audiovisual (Fundav), organização cultural sem fins lucrativos, foi realizado de 18 a 24 de outubro em Santa Cruz, na Bolívia, e premiou longas-metragens, curtas-metragens de ficção e documentários.

“Fora da Caixa” foi dirigido e editado pelo estudante Eduardo Martins Zimmerman Camargo, com participação do aluno Kaoan Toledo como assistente de edição, ambos do oitavo período do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda. O audiovisual de 15 minutos foi gravado em 2017 em Curitiba e em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, em parceria com a produtora Julieta Audiovisual. O curta remete à ideia de que pensar “fora da caixa” é uma forma de lutar contra o estado das coisas – o status quo. “É um documentário sobre novas formas de sociabilidade e maneiras possíveis de entender a sociedade e se colocar nela. Entrevistamos pessoas de vários perfis com algo em comum, que era a militância ou o ativismo social, e mostramos como entregam isso diariamente em seus cotidianos – no trabalho e de outras formas”, informa Eduardo, que recebeu a notícia sobre a premiação por meio de um amigo que participou do festival. “Fora da Caixa” é o seu primeiro documentário e o quarto curta-metragem.

Imagem do curta-metragem “Fora da Caixa”, vencedor na categoria melhor documentário universitário do Fenavid. Foto: Natasha Durski.

O prêmio de melhor ficção universitária foi para “Valentina”, produção da boliviana Monica Mallea. Entre os longas premiados, “Últimos dias em Havana”, do cubano Fernando Pérez, que conta a história de um doente terminal com AIDS; “Averno”, de Marcos Loayza, que aborda o nascimento de um herói; e “Ukamau e Ké”, documentário filmado pelo equatoriano Andrés Ramírez e que retrata a trajetória do rapper boliviano Abraham Bojórquez, pioneiro no hip hop andino.

Ao todo, 80 audiovisuais foram exibidos em bairros, salas e na prisão de Palmasola. Desde a primeira edição, em 2001, o Fenavid apresentou mais de 10 mil produções de 30 países. O festival reúne produtores, diretores, atores e outros profissionais do cinema e oferece debates, palestras e oficinas aos participantes. 

Mais informações sobre o evento e sobre os vencedores no site oficial do Fenavid e Página do festival no Facebook.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR