Extensão e Cultura

“Festival do Minuto” integra atividades do Corredor Cultural de Curitiba

Sonia Loyola     20 de maio de 2015 - 11h14

O Círculo de Estudos Bandeirantes, órgão cultural agregado à PUC/PR, participa pela primeira vez do “Festival do Minuto 2015”, promovido pelo Ministério da Cultura. A iniciativa integra mais uma das atividades do Corredor Cultural de Curitiba, projeto idealizado pela UFPR. A mostra de vídeos premiados, que iniciou no dia 19 de maio último, continua nesta quinta-feira (21), às 14h30, na sede do círculo, localizada na Rua XV de Novembro, 1050 – Centro. Entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.festivaldominuto.com.br.

O “Festival do Minuto” foi criado em 1991 pelo cineasta Marcelo Masagão, inspirando eventos no mesmo formato em mais de 50 países. Atualmente, as ações são virtuais (online), recebendo durante todo o ano milhares vídeos em seu portal. O acervo do festival inclui vídeos de cineastas hoje conhecidos, como Fernando Meirelles (“Cidade de Deus” e “O Jardineiro fiel”; Beto Brant (“O Invasor” e “Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios”); Tata Amaral (“Um céu de estrelas”; “Antônia” e “Hoje”); Anna Muylaert (“Durval Discos” e “É proibido fumar”), entre outros autores e obras.

Festival – A promoção também é considerada como o festival da ideia e recebe indistintamente produções de amadores e profissionais, além de lançar novos talentos.Uma vez por ano, o “Festival do Minuto” seleciona os melhores vídeos para exibição em todo o Brasil. Em 2014, os vídeos foram exibidos em 323 instituições culturais de 150 cidades brasileiras, atingindo um público estimado em 65 mil pessoas. Assim, o festival cumpre o objetivo principal de levar o formato de “curtíssima duração” a todos os cantos do país.