Extensão e Cultura

Festival de Inverno da UFPR começa nesta terça-feira (13) nas plataformas virtuais

Superintendência de Comunicação Social     13 de outubro de 2020 - 9h34

A 30ª edição no Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem início nesta terça (13) e segue até sábado (17) com diversas atrações virtuais.  Esta será a primeira etapa da edição comemorativa de 30 anos que terá uma edição presencial realizada em julho de 2021, na cidade de Antonina (Paraná). Os ajustes na programação foram feitos em decorrência da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que exige o distanciamento social.

A programação da edição virtual conta com lives, depoimentos, palestras, shows, atividades paralelas e minicursos realizados em ambiente virtual de aprendizagem. O propósito é fazer um resgate histórico dos últimos 30 anos revelando memórias de pessoas que cresceram com o Festival. Uma das atrações é composta por depoimentos de artistas que se formaram na UFPR e se apresentaram nos espaços de compartilhamento de arte e de cultura e dos servidores que trabalharam no evento.

Esta alternativa reafirma o compromisso da UFPR com a arte e com a cultura, bem como com a democratização do acesso, com a diversidade cultural, com o multiculturalismo e com a difusão desses bens que o Festival proporciona, ininterruptamente, desde 1991. A edição virtual reforça formas distintas de socializar o conhecimento artístico em ambientes diferentes do acadêmico, incentivando um processo de integração desses saberes com os mais variados segmentos da sociedade e estabelecendo um elo entre  universidade, comunidade paranaense e as mais diversas áreas artísticas.

Programação

Após a cerimônia de abertura, o primeiro dia de evento terá o início da exposição fotográfica virtual “Diálogos”; a atração “Quando a casa vira praça!”, tocada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade; os depoimentos da atividade “Resgatando memórias”; minicursos e a  exibição  do espetáculo “Trilhas”. Ao longo da semana a programação continua com eventos transmitidos pelo canal do Festival de Inverno da UFPR no YouTube, encontros via Google Meet, cursos na plataforma UFPR Aberta e apresentações em sites.

Confira a programação completa  e a forma de participar de cada atração no site do Festival. Acesse também a página no Facebook do evento para ficar por dentro das atividades.