Extensão e Cultura

Festival de Inverno abre programação com show de Paulinho Moska e Orquestra à Base de Corda

Aline Fernandes França     15 de julho de 2018 - 15h31

Os grandes sucessos de Paulinho Moska, com novos arranjos feitos pela Orquestra à Base de Corda, emocionaram o público na noite de sábado em Antonina, no Litoral do estado. O cantor e compositor abriu a programação do 28º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, que segue até o próximo dia 21.

“Abrir um festival é sempre um privilégio, um convite muito especial”, afirmou Moska. “Esses festivais conseguem juntar musica, teatro, dança, literatura. Todos temos a capacidade de criar e inventar algo, isso é arte. Quando acontece um festival é como se fosse uma celebração do ser humano criador”.

“Esse festival é lindo e contribui para o aperfeiçoamento artístico de muita gente. Quero parabenizar todos que fazem essa grande festa acontecer”, disse João Egashira, diretor artístico da Orquestra à Base de Corda.

Composições como “Tudo novo de novo”, “Pensando em você” e o “Último dia” agitaram o público no Coreto da praça central de Antonina. Fã do cantor, a professora da UFPR, Márcia Regina Ferreira, aproveitou o show. “Acompanho a carreira do Paulinho Moska há 15 anos. Ver a UFPR promovendo um show em praça pública estimula o ambiente cultural”, disse.

A funcionária pública Sarita Ramires, de Mato Grosso do Sul, se divertiu com as canções. “O show foi uma delícia, precisamos promover mais a MPB”.

Essa foi a terceira apresentação do cantor ao lado da Orquestra. “Eles (a Orquestra à Base de Corda) rearranjaram as canções, mantiveram os temas principais dos meus arranjos e incluíram muitas novidades. É sempre um desafio gostoso, um jogo divertido”, explicou Moska.

O Coreto da praça Coronel Macedo é palco para espetáculos do Festival de Inverno desde 2017. Em sua primeira passagem por Antonina, Paulinho Moska contou que essa também foi sua primeira apresentação em um coreto. “Ver toda a arquitetura em cima e pensar na situação de estar num coreto de praça é deslumbrante. Quando subo no palco recebo o que as pessoas têm, e hoje aqui recebi uma energia ótima, o tempo e da história da cidade”.

Abertura do Festival

Solenidade oficial de abertura do Festival de Inverno em Antonina.

A solenidade de abertura do Festival de Inverno contou com a presença da vice-reitora da UFPR, Graciela Muniz; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Leandro Gorsdorf; da coordenadora de Cultura da PROEC, Cláudia Madruga, e de autoridades do município de Antonina.

“A cultura e a arte não têm fronteiras, por isso também levamos o Festival para Paranaguá e Matinhos. Esse evento é um modelo em que a universidade está junto com a sociedade para transmutar através da arte, da cultura, e também do senso crítico”, destacou a vice-reitora da UFPR.

O pró-reitor Leandro explicou que o cata-vento, símbolo do Festival em 2018, foi inspirado a partir do Coreto, localizado no coração da cidade. “Nesse sentido, o cata-vento quer trazer movimento durante essa semana para o território de Antonina e para todo o estado. Queremos que a cultura seja distribuída, que cada um participante da programação possa levar a cultura para suas casas e famílias”.

“Esse Festival aposta na cultura como lugar de resistência em tempos tão difíceis que vivemos”, continuou Gorsdorf. “Convidamos a comunidade da UFPR e de Antonina para, por meio da cultura, fazer a transformação dessa cidade, do estado e do país”.