Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Festival de Inverno abre programação com show de Paulinho Moska e Orquestra à Base de Corda

Aline Fernandes França     15 de julho de 2018 - 15h31

Os grandes sucessos de Paulinho Moska, com novos arranjos feitos pela Orquestra à Base de Corda, emocionaram o público na noite de sábado em Antonina, no Litoral do estado. O cantor e compositor abriu a programação do 28º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, que segue até o próximo dia 21.

“Abrir um festival é sempre um privilégio, um convite muito especial”, afirmou Moska. “Esses festivais conseguem juntar musica, teatro, dança, literatura. Todos temos a capacidade de criar e inventar algo, isso é arte. Quando acontece um festival é como se fosse uma celebração do ser humano criador”.

“Esse festival é lindo e contribui para o aperfeiçoamento artístico de muita gente. Quero parabenizar todos que fazem essa grande festa acontecer”, disse João Egashira, diretor artístico da Orquestra à Base de Corda.

Composições como “Tudo novo de novo”, “Pensando em você” e o “Último dia” agitaram o público no Coreto da praça central de Antonina. Fã do cantor, a professora da UFPR, Márcia Regina Ferreira, aproveitou o show. “Acompanho a carreira do Paulinho Moska há 15 anos. Ver a UFPR promovendo um show em praça pública estimula o ambiente cultural”, disse.

A funcionária pública Sarita Ramires, de Mato Grosso do Sul, se divertiu com as canções. “O show foi uma delícia, precisamos promover mais a MPB”.

Essa foi a terceira apresentação do cantor ao lado da Orquestra. “Eles (a Orquestra à Base de Corda) rearranjaram as canções, mantiveram os temas principais dos meus arranjos e incluíram muitas novidades. É sempre um desafio gostoso, um jogo divertido”, explicou Moska.

O Coreto da praça Coronel Macedo é palco para espetáculos do Festival de Inverno desde 2017. Em sua primeira passagem por Antonina, Paulinho Moska contou que essa também foi sua primeira apresentação em um coreto. “Ver toda a arquitetura em cima e pensar na situação de estar num coreto de praça é deslumbrante. Quando subo no palco recebo o que as pessoas têm, e hoje aqui recebi uma energia ótima, o tempo e da história da cidade”.

Abertura do Festival

Solenidade oficial de abertura do Festival de Inverno em Antonina.

A solenidade de abertura do Festival de Inverno contou com a presença da vice-reitora da UFPR, Graciela Muniz; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Leandro Gorsdorf; da coordenadora de Cultura da PROEC, Cláudia Madruga, e de autoridades do município de Antonina.

“A cultura e a arte não têm fronteiras, por isso também levamos o Festival para Paranaguá e Matinhos. Esse evento é um modelo em que a universidade está junto com a sociedade para transmutar através da arte, da cultura, e também do senso crítico”, destacou a vice-reitora da UFPR.

O pró-reitor Leandro explicou que o cata-vento, símbolo do Festival em 2018, foi inspirado a partir do Coreto, localizado no coração da cidade. “Nesse sentido, o cata-vento quer trazer movimento durante essa semana para o território de Antonina e para todo o estado. Queremos que a cultura seja distribuída, que cada um participante da programação possa levar a cultura para suas casas e famílias”.

“Esse Festival aposta na cultura como lugar de resistência em tempos tão difíceis que vivemos”, continuou Gorsdorf. “Convidamos a comunidade da UFPR e de Antonina para, por meio da cultura, fazer a transformação dessa cidade, do estado e do país”.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR