Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Festival de Inverno 2019: inscrições para as vagas remanescentes dos workshops podem ser feitas até 14/7

Superintendência de Comunicação Social     11 de julho de 2019 - 17h37

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR recebe até o domingo (14) inscrições para vagas remanescentes dos workshops que serão oferecidos durante o 29.º Festival de Inverno, que será realizado de 18 a 21 de julho em Antonina (PR).

As inscrições podem ser feitas on-line no site do evento (acesse aqui).

Durante o evento serão oferecidos oito workshops abertos ao público em geral, que abordam temáticas culturais variadas. Haverá workshops sobre educação patrimonial para crianças e adolescentes, artesanato de pífanos e flauta doce, maracatu, rap, dramaturgia e roteiro, fotografia e xilogravura, e teoria de mensagem fotográfica. As cargas horárias vão de seis a 12 horas.

Há ainda seis workshops voltados a públicos específicos de Antonina. Nesse caso, as inscrições devem ser feitas diretamente nas entidades parceiras.

O credenciamento para a participação nos workshops deve ser feito no Theatro Municipal de Antonina (R. Carlos Gomes da Costa, 266) no dia 18 (quinta), das 9 às 13 horas.

Isenções

Neste ano, os workshops do festival serão custeados também por meio de taxas de inscrição. As taxas são de R$ 30,00 para o público em geral; e de R$ 10,00 para estudantes. As instruções para a comprovação do pagamento da taxa estão disponíveis no site do evento.

Estão previstas isenções de taxa para dois grupos de estudantes da UFPR: os inscritos no Probem e os ingressos por meio de políticas afirmativas. Nesse caso, os estudantes devem se inscrever por e-mail (para festivaldeinvernoufpr@gmail.com), informando nome, comprovante de vínculo com o Probem ou de ingresso por cotas, RG, CPF, telefone de contato e nome do workshop em que está inscrito.

SERVIÇO
Programação de workshops do Festival de Inverno 2019

Abertos ao público em geral:

WORKSHOP INFANTO-JUVENIL: PATRIMÔNIO DE SENTIR
A ideia é proporcionar uma vivência de Educação Patrimonial em que participantes experimentarão a cidade através de passeios guiados, construção de mapas afetivos e leituras de imagens. A ministrante será Marcela Cristina Bettega, mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela UFPR Litoral, que pesquisa questões patrimoniais e suas multiplicidades de leituras.
Período: 18 a 197, das 9 às 12 horas (6 horas/aula)
Vagas: 20
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo e ruas de Antonina
Inscrições aqui

WORKSHOP PÍFANOS DE BAMBU E FLAUTA DOCE NO PVC
Aprenda a construir seu próprio instrumento musical e a vivência do processo da criação, identificação e relação com os saberes populares. O ministrante será Victor Souza Jorqueira, artesão e músico que produz instrumentos musicais e realiza oficinas de construção de flautas através dos saberes populares. Jorqueira é formado em Administração Pública e graduando em Agroecologia pela UFPR.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 18 horas (12 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 20
Inscrições aqui

INICIAÇÃO AO TOQUE DE MARACATU BAQUE VIRADO
Pretende aproximar os participantes da cultura do maracatu de baque virado, através do contato com cada instrumento que compõe a bateria e os diferentes toques que o maracatu abarca, a partir da tradição das nações recifenses Porto Rico e Encanto do Pina. As ministrantes serão Bruna Janaina e Tainá Reis, ambas batuqueiras do Grupo Omo Omi desde 2013 e fundadoras do Baque Mulher Matinhos. As artistas percorrem caminhos entre a música, dança, circo, teatro e cultura popular.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 18 horas (12 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 30
Inscrições aqui

RAP: MÚSICA, POESIA E RESISTÊNCIA
Os participantes aprenderão a produzir um rap a partir de versos de poemas e acrescentar a eles outros versos autorais que expressem problemas sociais vivenciados. Será ministrado por Joice Oliveira, professora de português e literatura, e estudante de canto.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 18 horas (12 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 20
Inscrições aqui

FOTOGRAVANDO
A partir de fotografias capturadas (por celular ou máquina digital) durante um passeio por Antonina, vamos produzir uma xilogravura. Ministrante: Fernanda Stancik, bacharel em Gravura pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná (Embap). Além de ministrar oficinas artísticas, atua na áreas de montagem de exposições artísticas, cenotecnia e produção de audiovisual.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 18 horas (12 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 20
Inscrições aqui

MENSAGEM FOTOGRÁFICA
Visa a aprendizagem da construção, leitura e interpretação das imagens fotográficas em seus diferentes universos. A aprendizagem será desenvolvida através de aulas teóricas expositivas. O ministrante será Eduardo Bittencourt do Nascimento, professor aposentado do Departamento de Design da UFPR, bacharel em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Embap, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e um dos idealizadores do Festival de Inverno.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 17 horas (6 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 20
Inscrições aqui

DRAMATURGIAS: CORPO, IMAGEM E NARRATIVA
Trabalhará procedimentos de criação de dramaturgias e roteiros de ação para composição de ações teatrais/performáticas coletivas nas ruas de Antonina acerca dos temas diversidade, cultura e cidade. Ministrante: Rafael Lorran, diretor, dramaturgo e professor de teatro, doutorando em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e atual diretor de Artes Cênicas da UFPR, onde dirige a Companhia de Teatro da UFPR.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 18 horas (12 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 20
Inscrições aqui

PATRIMÔNIO DE SENTIR
Versão para adultos do workshop que pretende proporcionar uma vivência de Educação Patrimonial. Participantes experimentam a cidade através de passeios guiados, construção de mapas afetivos e leituras de imagens. Ministrante: Marcela Cristina Bettega.
Período: 18 a 19/7, das 14 às 17 horas (6 horas/aula)
Vagas: 20
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo e ruas de Antonina
Inscrições aqui

Para públicos específicos de Antonina:

ÍM.PAR – DANÇA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
O projeto ÍM.PAR é formado por duas ações: ação formativa e ação artístico-educacional. A ação formativa, direcionada para profissionais e cuidadores, é um estudo focado na relação da pessoa com deficiência com a dança e as artes visuais, com teoria e prática voltadas para o desenvolvimento deste indivíduo. CARIMBO, a ação artístico-educacional, é um ambiente de interação do participante com a arte através da experiência de práticas artísticas combinadas: dança e artes visuais. Ministrante: Anita Gallardo de Souza.
Período: 18 a 20/7, das 8h30 às 12h30.
Vagas: 20
Local: APAE

DANÇA CIGANA
Aborda aspectos históricos da etnia cigana, no Brasil e no mundo, os principais movimentos utilizados nas danças ciganas brasileiras, russas e romenas. Ministrante: Michele Cas.
Período: 18 a 20/7, das  14 às 17 horas
Vagas: 20
Local: Patronato do Idoso de Antonina (PIA)

WORKSHOP CARNAVALESCO – ALEGORIAS ADEREÇOS E FANTASIAS
Apresentar e descobrir possibilidades alternativas de construção e confecção de alegorias, fantasias e adereços. Focada na estrutura, na base, de cada item a partir dos materiais propostos. Ministrante: Ricardo Garanhani.
Período: 18 e 19/7, das 18 às 22 horas; 20/7, das 14 às 18 horas.
Local: Barracão da Escola de Samba filhos da Capela

IMPROVISAÇÃO A PARTIR DE DANÇAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS – SOTAQUES E RECREAÇÕES
Adentrando o universo dos folguedos brasileiros, vamos explorar o ritmo, os jogos, passos e desenhos coreográficos das danças do Cavalo Marinho, Coco, Caboclinho, Cacuriá e Bumba meu Boi. A partir destas brincadeiras populares e de técnicas de improvisação, vamos brincar e recriar novas danças em nossos corpos, estimulando o enriquecimento de repertório individual e coletivo. Ministrante: José Ronaldo Francisco Ribeiro.
Período: 15 a 19/7, das  9 às 12 horas
Vagas: 30
Local: Sede da Filarmônica

BANDA SINFÔNICA
Trabalho de conceitos teóricos e históricos bem como prática de exercícios rítmicos, melódicos e harmônicos de padronização de execução coletiva e repertório específico para a formação instrumental sugerida. Ministrante: Carlos Domingues.
Período: 15 a 19/7, das 14 às 18 horas
Vagas: 30
Local: Sede da Filarmônica

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE NO TURISMO
Promovido pelo Sebrae, visa sensibilizar e mobilizar potenciais empreendedores do setor de turismo sobre a importância de práticas sustentáveis nesse segmento.
Período: 18/7, das 18h30 às 21h30 (Turma 1); e 19/7, das 18h30 às 21h30 (Turma 2)
Locais: Secretaria de Turismo e Cultura (Turma 1); e Chácara Colônia Catatu (Turma 2)
Vagas: 20 cada turma

Mais informações sobre o Festival de Inverno 2019 estão disponíveis no site do evento

Leia as notícias sobre o Festival de Inverno 2019 neste link

Conheça as mudanças implementadas pela UFPR em 2019 para manter os eventos tradicionais do segundo semestre aqui e aqui