Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Festival de Inverno 2019: inscrições para as vagas remanescentes dos workshops podem ser feitas até 14/7

Superintendência de Comunicação Social     11 de julho de 2019 - 17h37

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR recebe até o domingo (14) inscrições para vagas remanescentes dos workshops que serão oferecidos durante o 29.º Festival de Inverno, que será realizado de 18 a 21 de julho em Antonina (PR).

As inscrições podem ser feitas on-line no site do evento (acesse aqui).

Durante o evento serão oferecidos oito workshops abertos ao público em geral, que abordam temáticas culturais variadas. Haverá workshops sobre educação patrimonial para crianças e adolescentes, artesanato de pífanos e flauta doce, maracatu, rap, dramaturgia e roteiro, fotografia e xilogravura, e teoria de mensagem fotográfica. As cargas horárias vão de seis a 12 horas.

Há ainda seis workshops voltados a públicos específicos de Antonina. Nesse caso, as inscrições devem ser feitas diretamente nas entidades parceiras.

O credenciamento para a participação nos workshops deve ser feito no Theatro Municipal de Antonina (R. Carlos Gomes da Costa, 266) no dia 18 (quinta), das 9 às 13 horas.

Isenções

Neste ano, os workshops do festival serão custeados também por meio de taxas de inscrição. As taxas são de R$ 30,00 para o público em geral; e de R$ 10,00 para estudantes. As instruções para a comprovação do pagamento da taxa estão disponíveis no site do evento.

Estão previstas isenções de taxa para dois grupos de estudantes da UFPR: os inscritos no Probem e os ingressos por meio de políticas afirmativas. Nesse caso, os estudantes devem se inscrever por e-mail (para festivaldeinvernoufpr@gmail.com), informando nome, comprovante de vínculo com o Probem ou de ingresso por cotas, RG, CPF, telefone de contato e nome do workshop em que está inscrito.

SERVIÇO
Programação de workshops do Festival de Inverno 2019

Abertos ao público em geral:

WORKSHOP INFANTO-JUVENIL: PATRIMÔNIO DE SENTIR
A ideia é proporcionar uma vivência de Educação Patrimonial em que participantes experimentarão a cidade através de passeios guiados, construção de mapas afetivos e leituras de imagens. A ministrante será Marcela Cristina Bettega, mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela UFPR Litoral, que pesquisa questões patrimoniais e suas multiplicidades de leituras.
Período: 18 a 197, das 9 às 12 horas (6 horas/aula)
Vagas: 20
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo e ruas de Antonina
Inscrições aqui

WORKSHOP PÍFANOS DE BAMBU E FLAUTA DOCE NO PVC
Aprenda a construir seu próprio instrumento musical e a vivência do processo da criação, identificação e relação com os saberes populares. O ministrante será Victor Souza Jorqueira, artesão e músico que produz instrumentos musicais e realiza oficinas de construção de flautas através dos saberes populares. Jorqueira é formado em Administração Pública e graduando em Agroecologia pela UFPR.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 18 horas (12 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 20
Inscrições aqui

INICIAÇÃO AO TOQUE DE MARACATU BAQUE VIRADO
Pretende aproximar os participantes da cultura do maracatu de baque virado, através do contato com cada instrumento que compõe a bateria e os diferentes toques que o maracatu abarca, a partir da tradição das nações recifenses Porto Rico e Encanto do Pina. As ministrantes serão Bruna Janaina e Tainá Reis, ambas batuqueiras do Grupo Omo Omi desde 2013 e fundadoras do Baque Mulher Matinhos. As artistas percorrem caminhos entre a música, dança, circo, teatro e cultura popular.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 18 horas (12 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 30
Inscrições aqui

RAP: MÚSICA, POESIA E RESISTÊNCIA
Os participantes aprenderão a produzir um rap a partir de versos de poemas e acrescentar a eles outros versos autorais que expressem problemas sociais vivenciados. Será ministrado por Joice Oliveira, professora de português e literatura, e estudante de canto.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 18 horas (12 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 20
Inscrições aqui

FOTOGRAVANDO
A partir de fotografias capturadas (por celular ou máquina digital) durante um passeio por Antonina, vamos produzir uma xilogravura. Ministrante: Fernanda Stancik, bacharel em Gravura pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná (Embap). Além de ministrar oficinas artísticas, atua na áreas de montagem de exposições artísticas, cenotecnia e produção de audiovisual.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 18 horas (12 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 20
Inscrições aqui

MENSAGEM FOTOGRÁFICA
Visa a aprendizagem da construção, leitura e interpretação das imagens fotográficas em seus diferentes universos. A aprendizagem será desenvolvida através de aulas teóricas expositivas. O ministrante será Eduardo Bittencourt do Nascimento, professor aposentado do Departamento de Design da UFPR, bacharel em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Embap, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e um dos idealizadores do Festival de Inverno.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 17 horas (6 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 20
Inscrições aqui

DRAMATURGIAS: CORPO, IMAGEM E NARRATIVA
Trabalhará procedimentos de criação de dramaturgias e roteiros de ação para composição de ações teatrais/performáticas coletivas nas ruas de Antonina acerca dos temas diversidade, cultura e cidade. Ministrante: Rafael Lorran, diretor, dramaturgo e professor de teatro, doutorando em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e atual diretor de Artes Cênicas da UFPR, onde dirige a Companhia de Teatro da UFPR.
Período: 18 a 20/7, das 14 às 18 horas (12 horas/aula)
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo
Vagas: 20
Inscrições aqui

PATRIMÔNIO DE SENTIR
Versão para adultos do workshop que pretende proporcionar uma vivência de Educação Patrimonial. Participantes experimentam a cidade através de passeios guiados, construção de mapas afetivos e leituras de imagens. Ministrante: Marcela Cristina Bettega.
Período: 18 a 19/7, das 14 às 17 horas (6 horas/aula)
Vagas: 20
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo e ruas de Antonina
Inscrições aqui

Para públicos específicos de Antonina:

ÍM.PAR – DANÇA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
O projeto ÍM.PAR é formado por duas ações: ação formativa e ação artístico-educacional. A ação formativa, direcionada para profissionais e cuidadores, é um estudo focado na relação da pessoa com deficiência com a dança e as artes visuais, com teoria e prática voltadas para o desenvolvimento deste indivíduo. CARIMBO, a ação artístico-educacional, é um ambiente de interação do participante com a arte através da experiência de práticas artísticas combinadas: dança e artes visuais. Ministrante: Anita Gallardo de Souza.
Período: 18 a 20/7, das 8h30 às 12h30.
Vagas: 20
Local: APAE

DANÇA CIGANA
Aborda aspectos históricos da etnia cigana, no Brasil e no mundo, os principais movimentos utilizados nas danças ciganas brasileiras, russas e romenas. Ministrante: Michele Cas.
Período: 18 a 20/7, das  14 às 17 horas
Vagas: 20
Local: Patronato do Idoso de Antonina (PIA)

WORKSHOP CARNAVALESCO – ALEGORIAS ADEREÇOS E FANTASIAS
Apresentar e descobrir possibilidades alternativas de construção e confecção de alegorias, fantasias e adereços. Focada na estrutura, na base, de cada item a partir dos materiais propostos. Ministrante: Ricardo Garanhani.
Período: 18 e 19/7, das 18 às 22 horas; 20/7, das 14 às 18 horas.
Local: Barracão da Escola de Samba filhos da Capela

IMPROVISAÇÃO A PARTIR DE DANÇAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS – SOTAQUES E RECREAÇÕES
Adentrando o universo dos folguedos brasileiros, vamos explorar o ritmo, os jogos, passos e desenhos coreográficos das danças do Cavalo Marinho, Coco, Caboclinho, Cacuriá e Bumba meu Boi. A partir destas brincadeiras populares e de técnicas de improvisação, vamos brincar e recriar novas danças em nossos corpos, estimulando o enriquecimento de repertório individual e coletivo. Ministrante: José Ronaldo Francisco Ribeiro.
Período: 15 a 19/7, das  9 às 12 horas
Vagas: 30
Local: Sede da Filarmônica

BANDA SINFÔNICA
Trabalho de conceitos teóricos e históricos bem como prática de exercícios rítmicos, melódicos e harmônicos de padronização de execução coletiva e repertório específico para a formação instrumental sugerida. Ministrante: Carlos Domingues.
Período: 15 a 19/7, das 14 às 18 horas
Vagas: 30
Local: Sede da Filarmônica

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE NO TURISMO
Promovido pelo Sebrae, visa sensibilizar e mobilizar potenciais empreendedores do setor de turismo sobre a importância de práticas sustentáveis nesse segmento.
Período: 18/7, das 18h30 às 21h30 (Turma 1); e 19/7, das 18h30 às 21h30 (Turma 2)
Locais: Secretaria de Turismo e Cultura (Turma 1); e Chácara Colônia Catatu (Turma 2)
Vagas: 20 cada turma

Mais informações sobre o Festival de Inverno 2019 estão disponíveis no site do evento

Leia as notícias sobre o Festival de Inverno 2019 neste link

Conheça as mudanças implementadas pela UFPR em 2019 para manter os eventos tradicionais do segundo semestre aqui e aqui


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR