Extensão e Cultura

Feira Semear Conhecimentos reúne interessados em cultivo de hortaliças e em alimentos naturais

Simone Meirelles     22 de maio de 2017 - 11h18

Produtos cultivados no Horto Agroflorestal da UFPR (foto divulgação)

Será realizada neste sábado, dia 27 de maio, a 4ª Feira Semear Conhecimentos. O evento integra o projeto de extensão Horto Agroflorestal Sabores e Saberes, da professora Rozimeiry Bezerra Gaspar, do curso de Engenharia Florestal e tem parceria do grupo Semear Conhecimentos, da Fundação Cultural de Curitiba. Haverá diversos cursos e atividades, das 9 às 14h30. A ideia é reunir interessados e trocar conhecimentos sobre como cultivar hortaliças, Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs), plantas medicinais e frutíferas nativas. Estão previstas também troca de mudas e sementes. O evento é aberto à comunidade e está marcado para acontecer no Horto Agroflorestal, que fica no Centro de Ciências Florestais e da Madeira (Cifloma), no campus Botânico da UFPR (Av. Pref. Lothario Meissner, 632). Caso chova, as atividades serão no saguão do prédio do Cifloma.

Durante o evento, serão realizados sete oficinas gratuitas. Serão elas:  Sistema de irrigação por capilaridade para cultivo de hortaliças; às 9 horas;  Plantas Alimentícias Não-Convencionais – PANC’S, conhecimento e forma de consumo, também às 10 horas; Minhocultura, às 10 horas; Filtro dos sonhos (confecção de filtros dos sonhos) às 10 horas; Crochê usando camisetas velhas como fio, às 11 horas, Probióticos naturais (Kambucha, Kefir de água e de leite, Ville, Caspion) e fermentos naturais (levain para pão, Kombuchá fresco, uso continuo e de segunda fermentação, refrigerante natural, Katchup e mostarda fermentados)- Usos e receitas, às 13 horas; Uso das plantas medicinais no Relógio do Corpo Humano, às 13 horas.

Haverá uma feira de produtos alimentícios e artesanais e uma Feira do Desapego (Economia Solidária) para aqueles que desejarem vender, trocar ou doar produtos novos ou usados.  Quem quiser pode levar sementes e mudas para trocas, comidas e bebidas naturais. Recomenda-se evitar produtos industrializados, talheres e copos reutilizáveis, bem como materiais descartáveis.

Mais informações estão no Facebook do Horto Florestal Sabores e Saberes na UFPR. https://www.facebook.com/groups/1663309220607518/ ou Grupo Semear Conhecimentos https://www.facebook.com/groups/SemearConhecimentos/ .