Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira Intercultural marca integração entre alunos brasileiros e estrangeiros na UFPR

feira_de_interculturalidade - menorNão importa se é de fora do Brasil, da Região Sul, do Paraná ou de Curitiba. A ideia é integrar e formar, pela própria organização dos alunos, uma grande feira intercultural.

A iniciativa partiu do projeto Integrar UFPR, que oferece apoio ao estudante estrangeiro da Universidade Federal do Paraná. No gramado em frente ao Restaurante Universitário do Centro Politécnico, diversos costumes e idiomas se encontrarão no dia 10 de junho. “A ideia é marcar o fim do primeiro semestre, quando muitos intercambistas vão embora para seus países”, explica a coordenadora do projeto, professora Eva Dalmolin.

Segundo ela, o Integrar tem ampliado sua atuação de maneira bastante rápida e eficaz. “No ano passado, tínhamos informação de que havia apenas 50 alunos estrangeiros na UFPR. Hoje já temos o conhecimento de mais de 220. Isso por meio de uma integração efetiva com nossos estudantes”, conta. A maioria vem de países das américas do Sul e Central; mas o projeto ainda integra alunos da África, da Europa e da Ásia.

Fernanda e sua afilhada Kaisli, uma finlandesa que veio da Estônia para estudar Veterinária na UFPR
Fernanda e sua afilhada Kaisli, uma finlandesa que veio da Estônia para estudar Veterinária na UFPR

Foi mesmo com essa missão que surgiu o projeto Integrar UFPR. Uma iniciativa pioneira da Universidade que chama alunos, professores e técnicos para uma maior aproximação com as culturas internacionais, oferecendo oportunidades em quatro linhas de ação: Apoiar, Incluir, Acolher e Alojar. O Projeto entrou em funcionamento em outubro de 2014 e já construiu as primeiras relações entre os estudantes. (confira mais fotos e ações na fanpage do projeto)

Em uma das frentes, cinco alunos brasileiros ocuparam as vagas disponibilizadas para monitoria e promoção de encontros entre as diversas nacionalidades. Assim, em todos os campi de Curitiba, um monitor se encarrega de dar início a uma integração maior e melhor entre os estudantes da UFPR, sem importar de onde vêm. No dia 24 de abril, uma confraternização organizada pelos próprios alunos marcou o início do semestre letivo. Agora é a vez da Feira Intercultural servir de ponto de concentração de todas as relações construídas a partir do Integrar.

As atividades ocorrem das 9h às 17h e ainda contarão com apoio da Associação de Clubes da Universidade: Clube de Ações Voluntárias, Clube de Animes, Clube de Conversação em Espanhol, Clube de Conversação em Inglês, Clube de Conversação em Japonês, Clube de Desenvolvimento de Games, Clube de Empreendedorismo, Clube de Fotografia e Clube de Outdoor.

Serviço
FEIRA INTERCULTURAL
Data: 10 de junho
Horário: 9h às 17h
Local: gramado em frente ao RU do Centro Politécnico (Jardim das Américas)

Leia também:

Estrangeiros: Projeto Integrar teve aumento de adesões

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...
UFPR Realiza Reunião com Comando de Greve dos Técnicos para Avaliação de Editais Abertos
Nesta segunda-feira (15) a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniu com o comando...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...