Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira de Cursos e Profissões da UFPR será na modalidade virtual em 2020

A Feira de Cursos e Profissões da UFPR: uma feira de ideias para o seu futuro começa na sexta-feira, dia 6 de novembro, e fica disponível até a divulgação do resultado do SiSu (Sistema de Seleção Unificada). O evento não será presencial nesse ano devido à pandemia de coronavírus, uma vez que a feira costumava reunir cerca de 30 mil pessoas em um único dia. “Sem dúvida virtual é a única opção possível para manter essa tradição da UFPR, que é tão importante para os candidatos escolherem com mais segurança seus respectivos cursos. A universidade tem respeitado completamente as orientações da comissão oficial de cientistas e especialistas sobre a Covid-19 da UFPR, que tem publicado regularmente notas técnicas sobre o assunto e recomendando as ações, com base em estudos e dados atualizados”, explica o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O portal www.feiradecursos.ufpr.br vai abrigar as informações sobre os cursos de graduação da universidade. A abertura oficial será às 18 horas, no canal da feira no Youtube, com uma live do reitor, da vice-reitora, professora Graciela Bolzón, e do pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, professor Eduardo Barra.

 

Feira de Cursos e Profissões da UFPR: uma feira de ideias para o seu futuro.


A feira existe desde 2003 e essa é a primeira edição virtual. “É um evento de uma importância pedagógica muito grande. É muito esclarecedor sobre a natureza dos cursos de graduação para aquele público que vai ingressar no curso. A feira de profissões é uma feira de projetos de vida sobretudo: escolher bem o seu projeto de vida, ter o curso escolhido como um aliado para realizar as suas expectativas”, define o professor Eduardo Barra, pró-reitor de Graduação e Educação Profissional.

Feira virtual

Acessando o portal o visitante pode navegar diretamente para o curso que deseja conhecer ou verificar as opções mais próximas da região onde mora. No stand virtual o estudante tem acesso à história do curso, ao perfil do aluno e do profissional, às informações sobre vagas e a uma palestra com um professor, com versão em libras para acessibilidade da comunidade surda.

Durante a visita, o estudante poderá ver outros cursos relacionados e do mesmo setor. Os cursos disponíveis em mais de um campus, como Veterinária (Curitiba e Palotina) e Medicina (Toledo e Curitiba), terão stands separados, para que o candidato possa entender as especificidades de cada um. Os stands vão disponibilizar contatos do curso e dos centros acadêmicos.

A feira virtual também vai apresentar os grupos artísticos da UFPR e outras ações que a universidade desenvolve junto à sociedade.

Vestibular

No portal há um espaço dedicado apenas ao vestibular, com o edital do Núcleo de Concursos, as formas de ingresso (vestibular ou Sisu), as regras de cotas e informações sobre bolsas e auxílios. Há também a Sala de Estudos, onde o candidato encontra as provas de anos anteriores e projetos para ajudar nos estudos. Um deles é o programa Entrelinhas,da UFPR TV, que trata das obras literárias do vestibular.

Sala dos professores

A Sala dos Professores foi criada nas edições presenciais para receber os docentes que levavam os seus alunos até o evento. Na modalidade virtual o espaço também vai existir, mas dessa vez como uma forma de homenagear os professores nesse momento de pandemia, que exige tantas adaptações e esforço. “A sala dos professores é uma homenagem que a universidade presta, uma homenagem justa, àqueles que em todos os sentidos levam os estudantes até a universidade, levam os estudantes até a feira, para aqueles que criam nos estudantes o gosto pelo conhecimento, o gosto pelo estudo, pela ciência, pelo crescimento pessoal, que os ajudam a formar o projeto de vida”, conclui o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional.

Serviço:

Feira de Cursos e Profissões da UFPR: uma feira de ideias para o seu futuro

Início: 6/11/2020

Abertura oficial às 18:00, com live do reitor no canal da feira no Youtube.

Portal: www.feiradecursos.ufpr.br

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...