Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Feira de Cursos e Profissões da UFPR recebe 85 mil visitantes neste ano

Superintendência de Comunicação Social     25 de agosto de 2019 - 18h41

Um público de 85 mil pessoas visitou a 17ª edição da “UFPR: Cursos e Profissões”, de quinta-feira (22) a domingo (25), no complexo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Durante os quatro dias, 309 escolas de diferentes cidades do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo conheceram 112 estandes de cursos de graduação, projetos, serviços e pró-reitorias da instituição. Além das escolas que fizeram agendamento, o evento recebeu a comunidade em geral neste fim de semana. Expuseram seus trabalhos os campi de Curitiba, Palotina, Pontal do Paraná e Setor Litoral, além da participação da Prefeitura de Piraquara, Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e Polícia Militar.

A instrumentadora cirúrgica Flávia Barbosa, 37 anos, de Curitiba, levou a filha Ketelyn, 20, para auxiliar na escolha do curso, acompanhada ainda do filho Kauã, sete. “Ela está em dúvida e veio conhecer a fundo o que cada profissão apresenta para o futuro dela. Eu acho importante trazê-la à Feira, que ajuda a abrir a mente e tirar as dúvidas. Quem sabe no futuro ele [o filho] vendo hoje já tem uma base do que vai querer quando for adulto”, comentou Flávia. “Eu gostei da Matemática. Vou chegar na escola segunda[-feira] já sabendo mais ainda”, disse o pequeno Kauã.

Além da comunidade em geral, 309 escolas de diferentes cidades do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo conheceram 112 estandes na Feira. Foto: André Filgueira/Sucom-UFPR

Para o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, a universidade deve ao público a oportunidade de fazer uma escolha esclarecida, de conhecer os cursos, o percurso formativo, as habilidades e o desempenho profissional no futuro. “A Feira nesse sentido cumpriu integralmente o seu objetivo. Fizemos além do que se esperava, no sentido de máximo empenho para compensar com o nosso esforço pessoal as limitações materiais e da instituição nesse momento. Quero especialmente atribuir esse sucesso aos estudantes de graduação da nossa Universidade, que estiveram presentes nos quatro dias e se empenharam de forma extraordinária”, avalia.

O coordenador geral do evento, Ray Garbelotti, destaca que a Feira auxiliou um grande número de adolescentes e estudantes do Ensino Médio a escolher a carreira e provavelmente ser futuro calouro da Universidade. “Diante da atual conjuntura que a Universidade está inserida, com restrições de verbas e cortes da educação, conseguimos manter a edição da Feira deste ano com a garra e força dos estudantes, coordenadores de curso, equipe de organização e com suporte de algumas entidades internas, como a Agência Experimental de Relações Públicas, a Prattica”, diz.

Caloura do curso de Relações Públicas da UFPR e integrante da Agência Prattica, Rafaela Janna dos Santos acredita que unir forças é o principal nesse momento. “A edição deste ano foi incrível, principalmente dentro do que poderia ser feito com o corte e orçamento reduzido. Ajudar na organização da Feira é uma experiência gigante. É uma oportunidade muito única ter noção do tamanho e da importância da Feira, de como a Universidade realmente é importante. É um momento bem especial”.

A Feira “UFPR: Cursos e Profissões” integra o calendário acadêmico da Universidade e ocorre anualmente na última semana do mês de agosto.

Números da 17ª edição da “UFPR: Cursos e Profissões”
Quatro dias de evento
85 mil visitantes
309 escolas de diferentes cidades do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo
112 estandes de cursos de graduação, projetos, serviços e pró-reitorias, sendo 97 de cursos
109 palestras ministradas
8,5 mil estudantes, professores e técnico-administrativos expositores

Clique aqui e leia outras notícias sobre a Feira de Cursos e Profissões da UFPR.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR