Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Feira de Ciências do Litoral reúne trabalhos de estudantes de escolas públicas e particulares

Superintendência de Comunicação Social     23 de outubro de 2018 - 17h13

Trabalhos de 82 estudantes de ensino fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão expostos na VIII Feira Regional de Ciências do Litoral, que começou nesta terça-feira (23) e vai até quinta (25), em Paranaguá. O evento é organizado pelo Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel), programa de extensão da UFPR Litoral, e tem como objetivo incentivar o interesse pela ciência e a troca de conhecimentos.

Esta é a primeira vez que o município de Paranaguá sedia a feira, tradicionalmente realizada em Matinhos. A Prefeitura da cidade é parceira da UFPR na realização do evento. De acordo com os organizadores, foram inscritos 115 trabalhos, de alunos de escolas públicas e particulares, dos quais 82 foram selecionados para a exposição.

Durante a feira, uma comissão de avaliadores visita os estandes para analisar os trabalhos e escolher os que serão premiados ao final.

A Feira de Ciências do Litoral foi aberta nesta terça-feira, no Ginásio Albertina Salmon, em Paranaguá.

Além da exposição, a programação da Feira de Ciências inclui os minicursos Aprendizagem Criativa, Xadrez Básico, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para o Ensino de Ciências (Lei 10.639/03) e Projeto Social e Tecnologia. Os visitantes ainda podem assistir a exibições no planetário do Museu Newton Freire Maia e conferir a exposição da Associação MarBrasil.

A programação completa e mais informações estão disponíveis aqui.

LabMóvel

O LabMóvel é um programa de divulgação científica que desde 2006 trabalha principalmente com professores e estudantes das escolas públicas do litoral do Paraná. Ele foi concebido a partir de um diagnóstico sobre a realidade do ensino das Ciências no litoral do Paraná, e se propõe a conscientizar a população local para preservar o ambiente natural da região inserida em um local de grande pressão antrópica e desenvolvimentista. O objetivo do LabMóvel é aproximar o conhecimento científico da comunidade da região, trabalhando pela sensibilização e pela educação científica e ambiental.

O LabMóvel desenvolve ações educacionais como: produção de material didático, como livros, vídeos, jogos, banners e um periódico, eventos científicos, Clubes de Ciências, exposições temáticas, Feira Regional de Ciências e projetos de pesquisa.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR