Extensão e Cultura

Feira de Ciências do Litoral reúne trabalhos de estudantes de escolas públicas e particulares

Superintendência de Comunicação Social     23 de outubro de 2018 - 17h13

Trabalhos de 82 estudantes de ensino fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão expostos na VIII Feira Regional de Ciências do Litoral, que começou nesta terça-feira (23) e vai até quinta (25), em Paranaguá. O evento é organizado pelo Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel), programa de extensão da UFPR Litoral, e tem como objetivo incentivar o interesse pela ciência e a troca de conhecimentos.

Esta é a primeira vez que o município de Paranaguá sedia a feira, tradicionalmente realizada em Matinhos. A Prefeitura da cidade é parceira da UFPR na realização do evento. De acordo com os organizadores, foram inscritos 115 trabalhos, de alunos de escolas públicas e particulares, dos quais 82 foram selecionados para a exposição.

Durante a feira, uma comissão de avaliadores visita os estandes para analisar os trabalhos e escolher os que serão premiados ao final.

A Feira de Ciências do Litoral foi aberta nesta terça-feira, no Ginásio Albertina Salmon, em Paranaguá.

Além da exposição, a programação da Feira de Ciências inclui os minicursos Aprendizagem Criativa, Xadrez Básico, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para o Ensino de Ciências (Lei 10.639/03) e Projeto Social e Tecnologia. Os visitantes ainda podem assistir a exibições no planetário do Museu Newton Freire Maia e conferir a exposição da Associação MarBrasil.

A programação completa e mais informações estão disponíveis aqui.

LabMóvel

O LabMóvel é um programa de divulgação científica que desde 2006 trabalha principalmente com professores e estudantes das escolas públicas do litoral do Paraná. Ele foi concebido a partir de um diagnóstico sobre a realidade do ensino das Ciências no litoral do Paraná, e se propõe a conscientizar a população local para preservar o ambiente natural da região inserida em um local de grande pressão antrópica e desenvolvimentista. O objetivo do LabMóvel é aproximar o conhecimento científico da comunidade da região, trabalhando pela sensibilização e pela educação científica e ambiental.

O LabMóvel desenvolve ações educacionais como: produção de material didático, como livros, vídeos, jogos, banners e um periódico, eventos científicos, Clubes de Ciências, exposições temáticas, Feira Regional de Ciências e projetos de pesquisa.