Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Feira de Ciência e Tecnologia reúne 300 jovens cientistas no Setor Palotina

Superintendência de Comunicação Social     4 de outubro de 2018 - 9h53

Acontece nesta quinta-feira (4) no Setor Palotina da Universidade Federal (UFPR) do Paraná a 8ª Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (FECITEC), evento de abrangência regional que busca incentivar a produção científica nas escolas por meio da apresentação de experimentos e envolve estudantes, professores, empresas e comunidade local.

Os participantes da FECITEC são alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio e Técnico – organizados em equipe – seus professores orientadores e coorientadores (monitores da UFPR). Mais de 50 estudantes da UFPR constituem suporte científico e técnico sob a orientação de cerca 20 docentes da UFPR Setor Palotina. A participação média, desde a primeira edição, é de 70 projetos que envolvem em torno de 300 jovens estudantes. Cerca de três mil pessoas devem visitar e acompanhar os trabalhos apresentados durante o evento.

Foto: Marcos Solivan

Criado em 2011, o projeto tem como objetivo incentivar o trabalho em grupo e colocar ideias criativas ou inovadoras em prática, proporcionando a participação dos vencedores em outras Feiras nacionais ou internacionais ou despertando um interesse maior pela pesquisa científica, por meio de bolsas de Iniciação Científica Júnior para os alunos destaques. A educação em ciência e tecnologia favorece a interdisciplinaridade e amplia a capacidade comunicativa.

As ações da Feira contribuem para um profundo viés educacional, tornando possível a visualização de soluções para a carência de inovação e desenvolvimento tecnológico no Oeste do Paraná, ao estimular crianças e jovens na missão de criar e executar um projeto científico/tecnológico em suas respectivas escolas. Esse tipo de iniciativa promove a participação ativa dos alunos em seu processo de formação, introduzindo na sala de aula e na escola atividades que envolvam o delineamento de projetos de pesquisa incentivando conhecimentos sobre ciência e suas formas de produção.

Fotos: Marcos Solivan

FECITEC é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como principais parceiros o Setor Palotina da UFPR, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, o Jornal Folha de Palotina, a Associação Comercial de Palotina (ACIPA), a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), a C.Vale Cooperativa Agroindustrial, a Prati-Donaduzzi e o Biopark.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR