Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira de Ciência e Tecnologia reúne 300 jovens cientistas no Setor Palotina

Acontece nesta quinta-feira (4) no Setor Palotina da Universidade Federal (UFPR) do Paraná a 8ª Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (FECITEC), evento de abrangência regional que busca incentivar a produção científica nas escolas por meio da apresentação de experimentos e envolve estudantes, professores, empresas e comunidade local.

Os participantes da FECITEC são alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio e Técnico – organizados em equipe – seus professores orientadores e coorientadores (monitores da UFPR). Mais de 50 estudantes da UFPR constituem suporte científico e técnico sob a orientação de cerca 20 docentes da UFPR Setor Palotina. A participação média, desde a primeira edição, é de 70 projetos que envolvem em torno de 300 jovens estudantes. Cerca de três mil pessoas devem visitar e acompanhar os trabalhos apresentados durante o evento.

Foto: Marcos Solivan

Criado em 2011, o projeto tem como objetivo incentivar o trabalho em grupo e colocar ideias criativas ou inovadoras em prática, proporcionando a participação dos vencedores em outras Feiras nacionais ou internacionais ou despertando um interesse maior pela pesquisa científica, por meio de bolsas de Iniciação Científica Júnior para os alunos destaques. A educação em ciência e tecnologia favorece a interdisciplinaridade e amplia a capacidade comunicativa.

As ações da Feira contribuem para um profundo viés educacional, tornando possível a visualização de soluções para a carência de inovação e desenvolvimento tecnológico no Oeste do Paraná, ao estimular crianças e jovens na missão de criar e executar um projeto científico/tecnológico em suas respectivas escolas. Esse tipo de iniciativa promove a participação ativa dos alunos em seu processo de formação, introduzindo na sala de aula e na escola atividades que envolvam o delineamento de projetos de pesquisa incentivando conhecimentos sobre ciência e suas formas de produção.

Fotos: Marcos Solivan

FECITEC é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como principais parceiros o Setor Palotina da UFPR, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, o Jornal Folha de Palotina, a Associação Comercial de Palotina (ACIPA), a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), a C.Vale Cooperativa Agroindustrial, a Prati-Donaduzzi e o Biopark.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...