Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira Cultural e de Afro Empreendedorismo marca programação da Consciência Negra na UFPR

Juliana Meireles faz trança raiz há 17 anos. Foto: Marcos Solivan

Com habilidade de sobra, Juliana Meireles leva poucos minutos para fazer uma trança raiz nos cabelos. A agilidade nas mãos é resultado de 17 anos trabalhando com a arte que aprendeu sozinha quando ficou viúva e precisou de dinheiro para criar o filho. Conforme o cabelo e o tipo de material utilizado (aplique, megahair, dreadlock), o trabalho pode levar entre 10 minutos e seis horas.

Juliana é uma das 25 participantes da Feira Cultural e de Afro Empreendedorismo, que integra o evento Negritude UFPR em comemoração ao mês da Consciência Negra. A programação da feira começou nesta quinta-feira (21) e segue até sábado (23) no pátio da Reitoria.

Os expositores também atuam em uma feira organizada mensalmente pelo Instituto Afro-brasileiro do Paraná na Praça Zumbi dos Palmares. A vice-presidente da instituição, Márcia Reis, destaca que o objetivo é implementar o afro consumo. “A cada feira mensal realizamos uma reunião de formação antes, falamos sobre consumo consciente, afro consumo, o porquê de existir o racismo, entre outros temas”.

A feira na Reitoria da UFPR reúne bijouterias artesanais, materiais pedagógicos, velas aromáticas, roupas típicas, bolsas e opções para lanches. O público também encontra a oportunidade de adquirir peças de brechó. Há um ano Marília dos Reis começou a comercializar roupas que recebe e compra para revender e o negócio atrai consumidores. “É uma boa opção não só pela economia, mas pelo cuidado com o meio ambiente e o consumo sustentável. A procura cresceu bastante, não esperávamos esse interesse. É uma moda importante porque as pessoas estão mais conscientes”, afirma a empreendedora.

Feira Cultural e de Afro Empreendedorismo
Data: 21 a 23 de novembro
Horário: dias 21 e 22, das 10h às 18h30
dia 23, das 10h às 16h
Local: pátio da Reitoria da UFPR

Negritude UFPR

No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra foi celebrado em 20 de novembro e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, durante todo o mês, uma série de ações artístico-culturais nos diversos campi da instituição para discutir temas relacionados à consciência negra. Promovida por meio de uma articulação entre Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), núcleos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e grupos artísticos, a iniciativa apresentará atividades de literatura, teatro, musicalidade, visualidades, dança, religiões de matriz africana, ações afirmativas, entre outros.

O objetivo é reforçar a visibilidade da presença negra na UFPR, tendo em vista as mudanças nos últimos anos sobre o público que compõe a comunidade acadêmica. Como refletir sobre esse tema não pode ficar restrito ao mês de novembro, esta articulação, denominada “Negritude UFPR”, propõe a construção de um calendário de ações durante todo o ano.

Compõe a programação exposições, saraus e bailes, feiras culturais, debates, seminários, mesas-redondas, palestras, exibição de documentário e cardápios típicos nos restaurantes universitários. As atrações seguem até o dia 8 de dezembro passando por diversos campi. Confira a programação aqui.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...