Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Fazenda do Canguiri recebe seminário sobre empreendimentos florestais

Simone Meirelles     25 de setembro de 2017 - 15h44

Área de estudos (estação experimental) apresentada aos participantes (fotos Marcos Solivan)

A Fazenda Experimental do Canguiri sediou na última sexta-feira o 10º Seminário Empreendimento Florestal, com o tema Premissas para o planejamento de um negócio. O evento teve também um Dia de Campo focado em Tecnologias de Produção Florestal. Organizado pela Emater e por 14 estudantes do grupo PET ( Programa de Educação Tutorial) de Engenharia Florestal da UFPR, o evento foi coordenado pelo professor Alessandro Camargo Angelo, docente tutor do grupo.

Este ano, o seminário apresentou o Projeto “Arboreto”, desenvolvido pelo grupo Pet e Emater, visando difundir conhecimentos sobre o uso de componentes florestais em pequenas e médias propriedades rurais. “Com esse projeto queremos estimular a geração de renda e adequação ambiental, atendendo à legislação”, explica o professor Alessandro. Isso porque a introdução de componentes florestais junto com pecuária e agricultura tente a agregar valor às atividades das propriedades rurais. Além disso, ele destacou a oportunidade de troca de experiências entre os estudantes e o contato direto com produtores rurais presentes ao evento.

Abertura do Seminário

Cerca de 120 pessoas participaram das atividades do Seminário, entre estudantes da graduação e pós-graduação da UFPR e de outras universidades, convidados e produtores rurais. Entre os temas debatidos estiveram “Como abrir uma empresa”, “Extensão e crédito rural”, “Produtos florestais e novos nichos do mercado”. No período da tarde, os participantes visitaram várias estações experimentais em que o uso de componentes florestais é testado, incluindo diferentes formas de adubação e seus resultados, sistemas silvipastoris, espécies amplamente usadas e alternativas.

O Seminário integrou a 43ª Semana de Estudos Florestais da UFPR.

Professor Alessandro Angelo (ao centro) e alunos do grupo Pet Floresta


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR