Extensão e Cultura

Fazenda do Canguiri recebe seminário sobre empreendimentos florestais

Simone Meirelles     25 de setembro de 2017 - 15h44

Área de estudos (estação experimental) apresentada aos participantes (fotos Marcos Solivan)

A Fazenda Experimental do Canguiri sediou na última sexta-feira o 10º Seminário Empreendimento Florestal, com o tema Premissas para o planejamento de um negócio. O evento teve também um Dia de Campo focado em Tecnologias de Produção Florestal. Organizado pela Emater e por 14 estudantes do grupo PET ( Programa de Educação Tutorial) de Engenharia Florestal da UFPR, o evento foi coordenado pelo professor Alessandro Camargo Angelo, docente tutor do grupo.

Este ano, o seminário apresentou o Projeto “Arboreto”, desenvolvido pelo grupo Pet e Emater, visando difundir conhecimentos sobre o uso de componentes florestais em pequenas e médias propriedades rurais. “Com esse projeto queremos estimular a geração de renda e adequação ambiental, atendendo à legislação”, explica o professor Alessandro. Isso porque a introdução de componentes florestais junto com pecuária e agricultura tente a agregar valor às atividades das propriedades rurais. Além disso, ele destacou a oportunidade de troca de experiências entre os estudantes e o contato direto com produtores rurais presentes ao evento.

Abertura do Seminário

Cerca de 120 pessoas participaram das atividades do Seminário, entre estudantes da graduação e pós-graduação da UFPR e de outras universidades, convidados e produtores rurais. Entre os temas debatidos estiveram “Como abrir uma empresa”, “Extensão e crédito rural”, “Produtos florestais e novos nichos do mercado”. No período da tarde, os participantes visitaram várias estações experimentais em que o uso de componentes florestais é testado, incluindo diferentes formas de adubação e seus resultados, sistemas silvipastoris, espécies amplamente usadas e alternativas.

O Seminário integrou a 43ª Semana de Estudos Florestais da UFPR.

Professor Alessandro Angelo (ao centro) e alunos do grupo Pet Floresta