Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Farmácia Escola retoma atividades com manipulação de medicamentos e orientação a pacientes

 

Da esquerda para a direita, a estudante Gabriela Colaço, a técnica farmacêutica Elaine Kiatkoski e os estudantes Douglas Câmara e Stephany Cavalcante. Foto: Marcos Solivan/Sucom.

A Farmácia Escola da UFPR voltou às atividades desde janeiro. Está localizada no campus Reitoria da UFPR desde 2007 e é aberta às comunidades interna e externa. Além da manipulação de medicamentos, um dos principais benefícios da farmácia é a orientação farmacêutica. “A orientação farmacêutica ocorre quando tiramos todas as dúvidas do usuário com relação ao uso do medicamento, incluindo possibilidades de interação no caso daqueles polimedicados”, explica a professora Camila Klocker Costa, coordenadora da Farmácia Escola.

De acordo com a professora, a orientação pode ser feita de maneira rápida durante um atendimento de rotina ou com um acompanhamento mais prolongado por meio de um protocolo de atenção farmacêutica. Apesar de não dispor de uma gama muito grande de fármacos, a Farmácia Escola trabalha com alguns dos principais disponíveis no mercado, como o omeprazol e a vitamina D, além da manipulação de Florais de Bach. “Nós também fazemos a verificação de pressão arterial e, em breve, teremos a medição de índice glicêmico, que faremos durante a assistência do paciente”, acrescenta a professora.

A estudante do sétimo período Stephany Cavalcante, que iniciou suas atividades na Farmácia Escola como voluntária, comenta que a experiência a ajudou a conhecer melhor o processo de controle de qualidade das medicações. “Isso foi muito importante porque o mercado farmacêutico vai pedir que saibamos sobre controle de qualidade”, comenta. O discente Douglas Câmara, também do sétimo período, aponta a necessidade da Farmácia Escola para a formação profissional. “Acho que aqui na UFPR nós somos muito privilegiados porque esse espaço simula quase que perfeitamente o ambiente profissional. Tudo o que nós fazemos aqui deixa de ser só didático e fazemos pensando no paciente”, avalia.

Atendimento de qualidade

A manipulação de medicamentos por um preço abaixo do mercado é um dos diferenciais da Farmácia Escola. Foto: Marcos Solivan/Sucom.

Para a professora Camila, além da relevância acadêmica, a Farmácia Escola é importante para a comunidade externa. “Podemos proporcionar um atendimento de qualidade porque os profissionais que aqui estão são altamente qualificados e os alunos participam ativamente de todo o processo. Além disso, estamos próximos ao Hospital de Clínicas, de onde vem grande parte da nossa demanda”, esclarece.

A Farmácia Escola abre de segunda a sexta-feira, totalmente disponível à comunidade em geral. O único critério para a manipulação de fórmulas é a prescrição médica, com exceção de alguns medicamentos e florais. O atendimento acontece das 8h às 17h, no complexo da Reitoria, localizado na Rua Dr. Faivre, 395. Contatos com a farmácia podem ser feitos pelo telefone 3360-5032 ou pelo e-mail fesc@ufpr.br.

Texto: Valsui Jr.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...