UFPR se despede do professor Belmiro Valverde

Prof. Dr. Belmiro Valverde Jobim Castor (1942 - 2014)

Faleceu no dia 29/03/2014, o professor Belmiro Valverde Jobim Castor. O velório acontece na capela do cemitério da Água Verde e o sepultamento está marcado para 31/03/2014 às 16 horas. A UFPR decreta luto oficial de três dias em respeito a este brilhante acadêmico e grande personalidade paranaense. O Reitor da UFPR lamenta profundamente a perda do Professor Belmiro, “Era um personalidade muita ativa e deixa um grande legado à sociedade paranaense, uma perda irreparável”.

Belmiro é uma personalidade de destaque da história paranaense. Foi secretário de estado do Planejamento entre 1975 e 1979 e da Educação entre os anos de 1987 e 1988. Sua história acadêmica tem início na graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964), fez mestrado em Public Administration – University of Southern California (1980) e doutorado em Administração Pública – University of Southern California (1982). Atualmente era membro do conselho da Associação Comercial do Paraná, professor colaborador da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuava principalmente nos temas de política e governo, desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico, estratégia empresarial e relações internacionais.

Sua ativa vida acadêmica sempre foi marcada pelo espírito perspicaz e crítico, com muitos destaques: em 1982, recebeu o prêmio Henry Reining de melhor dissertação doutoral de Administração Pública (University of Southern California). Foi autor, em 1995, do livro “A reengenharia do estado brasileiro” e, em 2004, do livro “O Brasil não é para Amadores : Estado, governo e burocracia na terra do jeitinho”, este também publicado nos Estados Unidos sob o título Brazil Is Not For Amateurs: Patterns of Governance in the Land of “Jeitinho”. No dia 30 de maio de 2005, tomou posse na Academia Paranaense de Letras, da cadeira 28, antes ocupada por Helena Kolody. Naquele momento ele declarou: ” Então fiquei muito feliz em sucedê-la, porque a poesia dela é de uma sensibilidade que me toca o coração”. Em  2006, recebeu a Medalha de Ouro conferida pela Associação de Ex-Alunos da Universidade Federal do Paraná. Belmiro Valverde Jobim Castor nasceu em Juiz de Fora (MG) em 26 de abril de 1942, filho de Carlos Castor de Menezes e Maria da Gloria Jobim Valverde Castor. Veio ao Paraná decidido a ficar apenas um ano, para satisfazer o desejo da família, que aqui morava, mas declarou que ” Quando cheguei, me encantei com a oportunidade que o Paraná oferecia, pois praticamente começava a nascer em termos econômicos mais evoluídos. Realmente fiquei muito entusiasmado”.

programa Cobras e Lagartos (UFPR-TV)

O Professor ainda participava do programa semanal “Cobras e Lagartos”, da UFPR TV, sempre  com participações marcadas por um grande talento crítico de quem refletia profundamente sobre a sociedade em que viveu. A UFPR lamenta muito o falecimento de Belmiro, importante colaborador da história desta universidade, em particular, e do Paraná.