+ UFPR

Extensão, cultura e mobilidade marcam as comemorações de maio do centenário da UFPR

22 de maio de 2012 - 18h12

Oficinas de extensão nas comemorações de maio dos 100 anos da UFPR - Foto Camila de Souza Faria

Oficina de extensão nas comemorações de maio dos 100 anos da UFPR - Foto Camila de Souza Faria

Nos dias 19 e 20, as comemorações de maio dos 100 anos da UFPR contaram com uma agitada programação de final de semana. No sábado, 19, o pátio da Reitoria chamou a atenção da comunidade para conhecer projetos de extensão de diversas áreas da Universidade, além de assistir apresentações artísticas. Entre os estandes mais visitados, estavam o do Projeto Floresta- Escola, do curso de Engenharia Florestal, onde os alunos ofereciam oficinas que buscam mostrar a influência da floresta no dia a dia das pessoas e no meio urbano.

Outro projeto de destaque foi de Medicina Veterinária, no estande de Controle de Zoonoses e Educação em Guarda Responsável. Entre os objetivos do projeto, estão a orientação, palestras e capacitação, com a intenção de conscientizar a população sobre guarda e cuidados com animais de estimação. De acordo com o aluno Pedro Teider, o projeto está gerando retorno e parcerias em Curitiba e São José dos Pinhais. Pedro também fez o convite ao evento “Amigo Bicho”, que será realizado no próximo dia 2, no Parque Barigui. Lá, haverá doação e microchipagem gratuita de animais, para a qual é necessário que o dono leve um comprovante de residência, RG e CPF. O reitor Zaki Akel Sobrinho compareceu ao evento, e enfatizou a importância da extensão na UFPR. “Queremos que a extensão tenha a mesma valorização dentro da UFPR que a do Ensino e da Pesquisa, e mostrar a integração entre as três”, afirmou. “Também temos como objetivo trazer a comunidade externa, e cumprir o papel da universidade com portas abertas.”

Passeio ciclístico nas comemorações de maio dos 100 anos da UFPR - Foto Camila de Souza Faria

Bicicletada
No domingo, foi realizada a Bicicletada da UFPR. O passeio, que saiu do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, circulou pela Ciclofaixa e passou pelas ruas João
Negrão, Mal Deodoro, Ermelindo de Leão, Avenida do Batel, Cel Dulcídio e pelo campus Batel. O aluno Juliano Lamur, da licenciatura em música, que anda de bicicleta frequentemente, acredita que o evento é importante para contribuir para o fortalecimento do movimento dos ciclistas em Curitiba, e que o ano do centenário é um momento propício para essas ações promovidas pela UFPR.

O coordenador do projeto Ciclo Vida José Carlos Belotto, afirma que a Bicicletada é um momento de estimular o uso da ciclovia, e o projeto Ciclo Vida busca fazer várias ações, pesquisas e eventos, e fazer da UFPR o núcleo dessas discussões. O evento serviu também para afirmar os investimenos feitos pela UFPR em meios de transporte alternativos e a promoção da sustentabilidade. “O Intercampi, projetos como a Carona Solidária e o Motorista Amigo, a instalação de paraciclos com vigilância são exemplos dessas ações”, comentou o vice-reitor Rogério Mulinari. “Devemos ainda buscar o apoio da cidade e valorizar as ciclofaixas. A bicicleta deve ser promovida ─ é um meio de transporte barato e sustentável e permite fazer amigos”, conclui.

Veja a reportagem da UFPRTV:

Camila de Souza Faria, sob orientação de Ana Paula Moraes