UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Exposições de professores da UFPR no MON estão disponíveis online

Dois professores da Universidade Federal do Paraná estão com exposições virtuais no Museu Oscar Niemeyer (MON), exibidas no Google Arts & CultureAs mostras que podem ser visitadas remotamente são O que é Original?, do professor da Faculdade de Direito da UFPR e Coordenador da Clínica de Direito e Arte, Marcelo Conrado, e Declaração de Princípios, de Geraldo Leão, professor do Departamento de Artes na UFPR. 

Lançado em 2011, o Google Arts & Culture tem parcerias com mais de dois mil museus e instituições culturais em todo o mundo. O MON, fechado por conta da pandemia, está entre os mais de 60 museus brasileiros na plataforma desde fevereiro de 2018.

O que é Original? 

“O que é Original?” esteve no MON no ano passado e é, segundo Conrado, uma discussão sobre conceitos como autoria, anonimato, apropriação e originalidade na arte. Os trabalhos refletem suas duas vertentes profissionais: a arte e o direito. 

 

Reprodução Google


A primeira parte da mostra reúne fotografias licenciadas sobre as quais Conrado intervém, enquanto a segunda parte apresenta pinturas de grande formato. As escolhas também demonstram a capacidade do artista de transitar entre a pintura e novos meios de produzir arte na contemporaneidade
  

Declaração de Princípios

Também no MON em 2019, a exposição Declaração de Princípios apresenta obras inéditas de um dos nomes mais significativos da arte paranaense contemporânea. Usando como matéria-prima uma mistura de resina acrílica e pigmentos em telas na horizontal, Geraldo Leão tenta fugir da ideia de harmonia e estabilidade, alcançando um resultado único em seus trabalhos.

Reprodução Google

Tendo atuado por mais de 20 anos como professor, um espaço da mostra é aberto a alunos de Leão. Obras de Andréia Santos, Bruno Oliveira, Lilian Gassen, Tony Camargo, Lívia Piantavini, Willian Santos e William Machado ecoam vários momentos do período de docência.

 

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...