Extensão e Cultura

Exposição de professor da UFPR recebe prêmio nacional de Design

Aline Nunes     14 de dezembro de 2020 - 20h55

A mostra “O que é original?” recebeu medalha de bronze no Brasil Design Award 2020 na categoria indicados pelo júri em Design de exposições. A exposição foi realizada pelo professor do Curso de Direito da UFPR e artista visual Marcelo Conrado, no Museu Oscar Niemeyer (MON) no ano passado.

Os premiados no Brasil Design Award 2020 participam como finalistas do IF Design Award 2021, considerado um dos principais prêmios de design do mundo. O evento será realizado na Alemanha.

A mostra questionou o conceito de originalidade na arte contemporânea. Foto: Eduardo Macarios.

“O que é original?”

A mostra proporcionou o questionamento sobre a originalidade na arte contemporânea e “permitiu uma discussão sobre os conceitos de autoria, anonimato, apropriação e originalidade na arte”, conceitua o professor Marcelo.

A primeira parte foi formada por pinturas com influência da Action Painting. Na segunda parte foram expostas 20 fotografias de bancos de imagens com frases retiradas de pichações, redes sociais ou conversas. A mostra contou também com um painel de LED com frases em movimento e com uma obra interativa para o público deixar contribuições.

Os premiados no Brasil Design Award 2020 participam do IF Design Award 202, na Alemanha. Foto: Eduardo Macarios

Ficha técnica

“O que é original?” teve projeto expográfico (é o design da exposição) dos arquitetos Gustavo Paris e Gabriela Casagrande. A professora aposentada da UFPR, Maria José Justino, realizou a curadoria e a produção foi de Rebeca Gavião Pinheiro.