Extensão e Cultura

MusA: arte brasileira é representada em nova exposição

Superintendência de Comunicação Social     7 de abril de 2017 - 19h01

Escultura contemporânea - figura de um bode

Obra de Elvo Benito Damo – Exposição “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA” – Museu de Arte da UFPR

O que a escultura de um bode revestido de latas de refrigerante, obra de Elvo Benito Damo, tem relação com uma pintura do litoral paranaense do começo do século XX, de Alfredo Andersen? Ambas fazem parte do acervo do Museu de Arte da UFPR (MusA-UFPR) e foram selecionadas para a exposição “Do óleo à resina: a diversidade plástica do Acervo MusA” que abriu nesta quinta-feira (6/4).
O recorte, feito sob curadoradoria da museóloga Lidiane Nascimento, é um retrato de diversas expressões e momentos da arte brasileira feita por meio de uma seleção especial de obras de artistas da cena paranaense. Um dos exemplos é a já citada “Bode de Rodas Vermelhas” de 1995, de Damo, referência à Pop-art dos anos 60 com referências à cultura popular, passando por obras como “A menina”, belíssimo óleo sobre tela de 1960, de Leonor Botteri e “Ilha do Mel”, obra dos anos 10 de Alfredo Andersen.
A estreia contou com a presença do Pró-reitor de Extensão e Cultura, Leandro Gorsdorf, e da Coordenadora de Cultura, Cristiane dos Santos Souza. Além da presença ilustre de Alberto Irineu Puppi, poeta e designer cuja obra também é tema de exposição no MusA (clique para saber mais), e do coreografo e diretor artístico da Téssera Companhia de Dança da UFPR, Rafael Pacheco.

Escultura contemporânea em madeira

Obra de Antônio Arney – Exposição “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA” – Museu de Arte da UFPR

A mostra conta com óleos sobre telas de Alfredo Andersen e Leonor Botteri, passando pelos mestres Guido Viaro e Theodoro De Bona em suas paisagens paranaenses a obras abstratas de Fernando Velloso, Arcangelo Ianelli, Mário Rubinski, Fernando Calderari e Anna Bella Geiger. Outras linguagens plásticas estão representadas nas obras de Newton Goto, Dulce Osinski, Raul Cruz, Paulo Bruscky, Elizabeth Titton e muitos outros.
A seleção contempla a diversidade do acervo, ressaltando a plasticidade de cada artista, segundo a curadora “uma exposição de longa-duração é uma demanda antiga do MusA, pois além de confirmar a missão da instituição museu que é preservar, pesquisar e difundir as artes plásticas, nos possibilitará realizar diversas ações de caráter educacional como visitas mediadas, mesas-redondas e oficinas”.
Arte representada

Obra de arte pintura abstrata

Óleo sobre tela “Composição em castanho” de Fernando Velloso – Exposição “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA” – Museu de Arte da UFPR

A diversidade das obras expostas vai muito além do suporte em si, são técnicas, linguagens, estilos e temáticas que tornam o acervo único e singular. Uma singularidade capaz de trazer múltiplas referências, significados, apreciações e ressignificações, contando um pouco do desenvolvimento das artes plásticas no Brasil.
Um exemplo marcante é a obra “Composição em castanho” de Fernando Velloso, artista que marca uma importante transição no mundo das artes e seu reflexo no cenário curitibano no final da década de 50. O artista foi um dos responsáveis pelo Movimento Renovação de 1957, que convenceu artistas a retirarem suas obras do “Salão Paranaense”, importante prêmio de artes plásticas do Paraná, em protesto ao que denunciavam como “academicismo” dos organizadores. A obra exposta posteriormente ganhou a medalha de ouro em posterior edição do evento e pasosu a fazer parte do acervo da UFPR.
A mostra pretende aproximar o museu e o público dando oportunidade ao visitante em conhecer um pouco mais sobre a arte brasileira. Com ênfase aos artistas paranaenses que começaram a movimentar a cena das artes plásticas em Curitiba até linguagens mais contemporâneas que dialogam com o que é de mais atual na produção artística mundial.

Exposição “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA”
Período da mostra: a exposição ficará aberta por tempo indeterminado
Local: Museu de Arte da UFPR (MusA) – Prédio Histórico da UFPR – Rua XV de novembro, 695, 1º andar, Centro  – Curitiba/PR
Visitação: De segunda a sexta das 09 às 18h.
Agendamento de visita educativa: (41)3310-2603 ou pelo e-mail: musa@ufpr.br
Entrada Gratuita