Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Experiências do Capa UFPR e de disciplina transversal serão base para projeto de escrita acadêmica na Rússia

Superintendência de Comunicação Social     16 de julho de 2020 - 16h48

Processos de aprendizagem de duas iniciativas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o aprimoramento da escrita acadêmica — o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) e a disciplina transversal de pós-graduação “Escrita Acadêmica em Inglês” — serão a base de um projeto acadêmico do Departamento de Estado dos Estados Unidos (DoS) com foco em estudantes de universidades russas. O projeto faz parte de um programa russo criado em parceria com o governo americano, chamado National Writing Centers Consortium (NWCC).

“O treinamento pode servir como ponte internacional entre o nosso writing center, o Capa, e a rede na Rússia, que por sua vez pode levar a cooperações interessantes. A experiência também pode inspirar iniciativas parecidas no Brasil, para aumentar a visibilidade da pesquisa científica brasileira”, avalia o professor Ron Martinez, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLet) e coordenador de políticas linguísticas da Agência Internacional da UFPR.

Martinez aplicará o treinamento depois de ser selecionado entre os professores do programa English Language Specialist, do governo dos EUA, do qual faz parte desde 2018.

Assessoria

Segundo o professor, a ideia é que a experiência do Capa em “empoderar profissionais de Letras para assessorar pesquisadores” seja replicada para as universidades russas. “Assessoramos autores de diversas áreas de pesquisa e de todos os níveis, da graduação a doutorandos. Poucos writing centers no mundo fazem isso”, diz Martinez.

Um dos projetos do Capa é expandir a assessoria a todo o Paraná por meio de ambientes virtuais. Já a disciplina transversal também deve ser expandida para universidades estaduais.

Internacionalização

Os docentes que fazem parte do programa do governo dos EUA são chamados para projetos internacionais que envolvem, por exemplo, políticas linguísticas e internacionalização no ensino superior. São implementados anualmente em torno de 130 projetos internacionais da área.

O projeto na Rússia terá duração de dez meses e contará com uma programação de aulas on-line, que podem chegar a estudantes de até cem instituições.

Conheça o English Language Specialist aqui

Acesse o site do NWCC

Leia mais notícias sobre o Capa/UFPR neste link


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR