Ciência e Tecnologia

Experiência do Capa UFPR ajuda a criar unidade de escrita acadêmica na Unipampa; plano é cooperar em rede

Camille Bropp     13 de agosto de 2020 - 16h28

O terceiro centro de escrita acadêmica em uma universidade federal brasileira está em funcionamento na Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Campus de Bagé (RS), com projeto inspirado na experiência do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pioneiro na proposta. Chamada de Centro de Escrita da Unipampa (Ceu), a unidade foi oficializada como projeto em março e deve ser inaugurada até novembro. De acordo com a professora Kátia Vieira Morais, que coordena o Ceu, o objetivo principal é incentivar e qualificar a produção acadêmica em periódicos científicos de alto impacto.

“No projeto original somente pensávamos a escrita em língua inglesa nos moldes de centros de escrita dos Estados Unidos. Mas o Capa nos mostrou como fazer a transição de um modelo americano para um brasileiro, pensando todas as peculiaridades das universidades federais brasileiras e da nossa universidade fronteiriça”, explica ela, que atua na área de Licenciatura em Letras da Unipampa. O centro já realizou oficinas temáticas e pretende lançar ainda neste ano seu primeiro edital para receber suas primeiras demandas.

Criado em 2016 como modelo brasileiro de “writing center”, Capa UFPR já ajudou a viabilizar duas outras iniciativas em universidades federais; ideia é criar rede de cooperação. Foto: Samira Chami Neves/Sucom-UFPR, 20/3/2017

Katia acredita que um dos benefícios dos writing centers é promover a compreensão de que a escrita acadêmica é um ato social. “A escrita é também um fazer social em que o escritor-professor ou o escritor-aluno escrevem e reescrevem porque socializam a sua escrita”, diz. Ela acredita que essa socialização da escrita também permite mudanças em níveis de gestão nas universidades, estimulando que outras línguas cheguem aos processos e às rotinas.

Rede

O professor Ron Martinez, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) da UFPR e diretor do Capa UFPR, avalia que o crescimento do número de centros de escrita acadêmicos brasileiros ajudará na atuação deles em rede de cooperação. De acordo com ele, esse é um plano que nasceu juntamente com o Capa.

“Minha esperança é que nós, do Capa, colaboremos com o novo centro na Unipampa e com os que virão para criar uma rede de centros em cooperação. Espero que a criação desses centros ajude a fortalecer cada uma das iniciativas individualmente”.

Além do Ceu Unipampa, o Capa também ajudou na criação do centro de escrita acadêmica da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2019. Inspirado nos writing centers dos Estados Unidos, cujo princípio é de que alunos auxiliem outros alunos na produção acadêmica, o Capa já ajudou mais de mil autores com seu processo de elaboração e publicação de artigos científicos.

Leia mais notícias sobre o Capa/UFPR neste link