Ciência e Tecnologia

Experiência do CAPA é apresentada na Islândia durante congresso internacional sobre publicação científica

Superintendência de Comunicação Social     19 de setembro de 2018 - 16h30

Primeiro writing center do Brasil, o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) da UFPR foi apresentado aos participantes do maior congresso internacional sobre publicação científica, que aconteceu na semana passada na Islândia. O CAPA foi representado no evento por duas bolsistas que atuam na unidade: Luciana Varela e Thais Cons.

Esta foi a quarta edição do congresso Priseal (Publishing and Presenting Research Internationally: Issues for Speakers of English as an Additional Language), que reúne pesquisadores, editores, professores, tradutores e outros profissionais para debater temas relacionados à publicação de trabalhos acadêmicos em periódicos internacionais.

Luciana Varela (à esquerda) e Thais Cons representaram o CAPA no evento. Foto: acervo pessoal

O diretor do CAPA, professor Ron Martinez, conta que sua participação na edição anterior do Priseal, realizada em Coimbra/Portugal em 2015, foi determinante para a criação do Centro: “No mesmo mês eu participei em Oxford de um seminário sobre EMI (sigla em inglês para “inglês como meio de instrução”). Voltei de lá pensando em soluções nessa área para a UFPR, e daí surgiram iniciativas como o CAPA, criado em 2016”.

A experiência acumulada pelo CAPA desde então foi o tema apresentado por Luciana Varela e Thais Cons durante o Priseal deste ano. Além de divulgar o trabalho do Centro para acadêmicos do mundo todo, a participação no congresso foi uma oportunidade de diálogo sobre possíveis parcerias futuras.