Ex-reitora recebe homenagem com retrato na Galeria de Reitores

Retrato da ex-reitora Márcia Mendonça foi anexado à Galeria de Reitores na Sala de Conselhos (Crédito: Ray Garbelotti)

Na manhã desta sexta-feira (02), a professora Márcia Helena Mendonça, reitora da UFPR no período de junho a dezembro de 2008, foi homenageada com a entronização de seu quadro na Galeria de Reitores da UFPR.

“É muito mais forte que honra, mais profundo que alegria. O sentimento é gratidão.” Foi assim que a professora descreveu o momento e a homenagem recebida. A 15ª reitora na história da Universidade, Márcia foi vice-reitora na gestão 2006-2008, e observa que os três anos em que esteve na administração foram de construção coletiva.

“Foram muitos desafios e realizações. Por isso a gratidão aos pró-reitores, coordenadores e a todos que nos apoiaram é muito grande.” Márcia homenageou e agradeceu diversas pessoas, mas fez um registo especial ao ex-reitor Ocyron Cunha, que também estava presente no evento. “Foi um grande mestre para mim.”

Com uma extensa carreira na UFPR – graduação, pós-graduação, docência e cargos administrativos – Márcia destaca que o momento representa uma vida de dedicação à Universidade e garante que o quadro é para todos que fazem parte da comunidade da instituição.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, também destacou a importância do momento e afirmou estar bastante feliz em entronizar o retrato de Márcia Mendonça na Galeria que registra todos que apresentaram o melhor da dedicação à Universidade, começando com Victor Ferreira do Amaral, que iniciou o sonho de transformar o Paraná.

Zaki parabenizou a ex-reitora e afirmou que ela teve um período curto mas marcante à frente da UFPR, conduzido com fibra e firmeza, juntamente com uma ótima equipe. “Vocês enfrentaram um momento difícil e contribuíram com trabalho e dedicação para o avanço da nossa Universidade”, finalizou.

Texto: Ana Claudia Cichon (com orientação da Lais Murakami)