Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Eventos tradicionais do 2.º semestre na UFPR, Feira de Profissões, Feira do Livro e Siepe terão mudanças em 2019

Aviso: o texto foi atualizado às 14h55 do dia 24 de julho de 2019 para alteração do período de realização da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) 2019 na UFPR, que será de 24 a 26 de setembro, conforme novo calendário acadêmico (Resolução nº 02/19-Cepe, de 14 de junho de 2019).

A reunião do Fórum Permanente de Coordenadores de Curso da UFPR, realizada nesta terça-feira (2) no Campus Botânico, teve como pauta a discussão sobre mudanças que serão implementadas na edição de 2019 de eventos tradicionalmente realizados no segundo semestre: Feira de Cursos e Profissões, Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e Feira do Livro da Editora UFPR. A UFPR terá uma Feira de Cursos e Profissões menor neste ano no Complexo Piraquara. Também reunirá em um só evento, chamado de Festival UFPR, a Siepe 2019 e a Feira do Livro.

As mudanças têm como objetivo principal a redução de custos necessária para a manutenção dos eventos frente ao bloqueio de recursos do orçamento discricionário da universidade, ocorrido no fim de abril. Por outro lado, o formato pensado para o Festival UFPR também pretende criar oportunidade para que a instituição informe melhor a sociedade sobre sua atuação em ensino, pesquisa, extensão e cultura.

Coordenadores dos cursos de graduação da UFPR foram informados pelo reitor Ricardo Marcelo sobre as alterações nos eventos tradicionais do segundo semestre de 2019. Foto: André Filgueira/Sucom-UFPR

Por conta disso, o festival deverá ser realizado nos campi centrais de Curitiba (Reitoria, Santos Andrade e Rebouças). “Nossa intenção é atrair a maior participação possível da comunidade externa”, explicou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, que apresentou os novos planos aos coordenadores de curso e ouviu dúvidas e sugestões.

Fonseca informou que a manutenção dos eventos, mesmo que em formatos bem menores, foi considerada relevante devido à função desempenhada por eles. A Feira de Cursos e Profissões (chamada UFPR: Cursos e Profissões) tem reflexos especialmente na divulgação do ensino da universidade, que se verificam em mais procura no vestibular e, no futuro, em menos evasão.

Já a Siepe e a Feira do Livro são eventos em que a universidade compartilha suas ações com a sociedade, bem como presta contas a entidades de fomento — algumas formas de financiamento até preveem essa contrapartida.

Cursos e Profissões

A feira, que ocorrerá em agosto, teve orçamento reduzido pela metade. Com isso, a área de estandes diminuiu 30%. Houve ainda corte expressivo no material de divulgação, como camisetas e folders (que serão totalmente substituídos por material digital).

Neste ano, além da edição em Curitiba (nos dias 22 a 25), a feira contará com uma edição no campus da UFPR em Jandaia do Sul (nos dias 8 e 9). Apesar de a universidade ter mantido o plano de levar a feira para os campi avançados de forma cíclica, abrangendo as escolas do interior do Paraná, essa iniciativa também precisou ser reformulada. Um exemplo disso: os cursos de graduação de Curitiba serão representados por seus setores, não individualmente.

Em 2018, a UFPR Cursos e Profissões recebeu cerca de 128 mil visitantes em quatro dias — número recorde da feira. “É o evento com maior interface entre a universidade e a comunidade, que impacta em muita gente, de fato. Por isso devemos mantê-lo, porque é importante e bem sucedido”, avaliou Ricardo Marcelo.

Festival UFPR

Com o nome provisório de Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação, o evento que reunirá a Siepe e a Feira do Livro deverá ocorrer entre os dias 24 e 26 de setembro em Curitiba.

Em sua 11.ª edição, a Siepe é o principal evento acadêmico da UFPR e é composto por encontros temáticos, dentro dos quais são realizadas bancas de apresentação de trabalhos de graduação. Os encontros abrangem trabalhos de iniciação científica, extensão, atividades formativas e, a partir de 2019, que tratam de inclusão e diversidade. Em 2018, foram mais de 2,5 mil trabalhos apresentados e cerca de 10,5 mil participantes.

Por sua vez, a Feira do Livro ocorre há 17 anos na Praça Santos Andrade. O evento conjuga feira de livros com apresentações culturais e, nos últimos anos, tem sido realizada com a Semana Literária Sesc.

A ideia do festival é integrar nesses espaços exemplos das diversas atuações da UFPR. “O evento será pensado para interagir com a comunidade, mostrar a ela o que a universidade faz”, avaliou Ricardo Marcelo. “O festival será uma oportunidade imensa de repetir, de forma eloquente, aquele que é o único ponto positivo do momento atual por que passam as universidades, que é a visibilidade para elas mostrarem o que fazem”.

Leia notícias sobre a Feira de Cursos e Profissões aqui

Veja nossas matérias sobre a Siepe neste link

Informe-se sobre a Feira do Livro aqui

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...