Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Evento multidisciplinar do Setor de Tecnologia reúne 13 programas de pós-graduação

O Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná promove pela primeira vez o Encontro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. A abertura do evento reuniu estudantes de pós-graduação, pesquisadores e professores na manhã desta quinta-feira (22).

O Encontro multidisciplinar envolve 13 programas de pós-graduação do setor. “Nosso objetivo é proporcionar a interação entre os grupos. Sabemos que os programas têm áreas de concentração e linhas diferentes, mas há semelhanças nas pesquisas, são pontos de vista que se complementam. Isso valoriza a nossa pesquisa”, afirmou o professor Marco André Argenta, um dos organizadores do evento.

Foto: Marcos Solivan

“A iniciativa é muito importante para a comunidade acadêmica perceber que os desafios da pós-graduação são similares, independente da área de trabalho. Há ainda a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade da ciência, geralmente surgem boas ideias desse cruzamento, hoje a ciência está exatamente nessas interfaces”, destacou a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Ana Sofia Clímaco Monteiro D´Oliveira. “A pesquisa não tem fronteiras. É aqui que se desenvolve conhecimento e ele está nas nossas mãos”.

A primeira edição do Encontro é um evento piloto para iniciar o processo de troca de experiências. O diretor do Setor de Tecnologia, professor Horácio Tertuliano Filho, ressaltou a grandeza do setor e a necessidade de interação. “Somos um efetivo de mais de oito mil pessoas, oito cursos de graduação e 14 programas de pós-graduação. Essa é uma oportunidade para estudantes e professores se conhecerem. Pertencemos a uma grande universidade, precisamos abrir nossas portas”, disse.

QR Code do banner para assistir à apresentação dos estudantes. Foto: Marcos Solivan

A programação abrange palestras e mesas redondas, além de apresentações dos discentes sobre os programas e os trabalhos desenvolvidos. A doutoranda Ana Paula Mikos considera o evento uma oportunidade para aprimorar a pesquisa. “Minha pesquisa é multidisciplinar e sinto dificuldade sem a ajuda de outras áreas e programas. Espero que o Encontro contribua para a melhoraria das pesquisas e também para que indústrias e empresas saibam o que estamos produzindo”, avalia.

Na sexta-feira (23), o evento abre espaço para debates com foco na relação entre pesquisa e indústria. “Uma mesa redonda vai discutir o que a indústria precisa e o que a pós-graduação pode oferecer, como fazer essa interação da melhor forma. Esse é o futuro da pesquisa, sendo fomentada em busca de um resultado realmente representativo”, explicou Argenta.

Ainda de acordo com o docente, mestrandos e doutorandos com trabalhos em fase de conclusão foram selecionados. É possível acessar pelo celular, por meio de um código (QR Code) nos banners, o vídeo de apresentação de cada aluno sobre a pesquisa.

Confira os trabalhos e a programação completa no site do Encontro.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...