Extensão e Cultura

Evento do MAE no “Abril Indígena UFPR 2019” terá visita guiada por representante do povo Guarani

Superintendência de Comunicação Social     22 de abril de 2019 - 9h53

O evento “Nosso jeito de ser Guarani: Diálogos entre museus e populações indígenas” promoverá uma visita guiada à exposição “Nhande Mbyá Reko” no dia 27 de abril, às 15 horas. A atividade integra a programação do “Abril Indígena da UFPR 2019”.

Realizada por Juliana Kerexu, do povo Guarani, a visita abordará as formas encontradas para trazer ao público aspectos da forma de vida, da arte, do cotidiano, da cosmologia e da religiosidade Guarani, tomando como ponto de partida o artesanato das comunidades.

O trabalho envolveu o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e cinco comunidades Guarani do litoral paranaense – Pindoty (Terra Indígena (TI) Ilha da Cotinga/Paranaguá-PR), Kuaray Guata Porã (TI Cerco Grande-Guaraqueçaba/PR); Guaviraty e Karaguata Poty (TI Sambaqui/Pontal do Paraná-PR), Kuaray Haxa (Guaraqueçaba-PR). Além da visita, estão previstas conversa com organizadores da Exposição e a venda de artefatos Guarani.

Haverá transporte gratuito para Paranaguá, aberto ao público em geral interessado no evento, com saída de Curitiba às 13 horas, em frente da Reitoria da UFPR. Para ter direito ao embarque, preencha o formulário disponível neste link.

Conheça os outros eventos do Abril Indígena da UFPR 2019.

NOSSO JEITO DE SER GUARANI: DIÁLOGOS ENTRE MUSEUS E POPULAÇÕES INDÍGENAS”, integrante do “Abril Indígena da UFPR 2019”
Data: 27 de abril
Horário: 15 horas (transporte de Curitiba saindo às 13h)
Local: Sede Histórica do MAE-UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico
Confirme sua participação no Evento do Facebook.