Extensão e Cultura

Evento cultural online da UFPR promove rede de interação com apresentações artísticas e webinários

Superintendência de Comunicação Social     24 de abril de 2020 - 17h55

Movimento Conexão conta com 15 atrações de artistas locais, professores, pesquisadores e estudantes, que serão transmitidas em lives nos dias 29 e 30 de abril

Cuidado coletivo. Diversidade de expressões artísticas. Reação poética, visual e sonora. Identidade. Essas são algumas das percepções que professores, pesquisadores, artistas e estudantes vinculados à Universidade Federal do Paraná (UFPR) reúnem sobre a primeira edição do “Movimento Conexão: Culturas Compartilhadas”. O evento online gratuito será nos dias 29 e 30 de abril e conta com 15 atrações, entre apresentações artísticas e webinários (seminários online) – clique aqui e confira a programação completa. As lives que começam às 15h e segue até 19h podem ser acessadas nos perfis no Facebook e no Instagram da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR.

Já que o afeto físico está suspenso indefinidamente, o evento propõe o uso da tecnologia como o caminho ideal para fortalecer laços através da arte e da cultura. O “Movimento Conexão” é uma parceria entre a Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR, o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec).

“O Movimento Conexão é uma resposta da UFPR ao isolamento social e à pandemia. É uma reação poética, visual e sonora que oferece conhecimento, cultura e arte”, explica o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Leandro Franklin. O nome do evento tem como objetivo projetar para o público um movimento plural, diverso e acessível. A coordenadora da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR e diretora do Sacod, Regiane Ribeiro, reforça que o propósito do evento é a circulação de cultura nos mais diferentes espaços. “Como estamos no projeto piloto, a ideia de ‘culturas compartilhadas’ é associar o compartilhamento de experiências com a produção artística da comunidade”.

Durante os dois dias de evento, o Movimento Conexão contará com lives sobre teatro, dança, música, videoarte, fotografia mobile em casa, arte indígena contemporânea, entre outros. Para quem não conseguir acompanhar a programação completa, as transmissões ficarão disponíveis nos perfis oficiais da Agência Escola. Para preencher a programação, o Sacod e a Proec receberam inscrições de artistas locais, grupos artísticos, professores e pesquisadores. “O processo de curadoria foi bastante elaborativo e colaborativo. Fizemos escolhas que contemplam a diversidade de linguagens artísticas e de todos os departamentos do Setor”, enfatiza a vice-diretora do Sacod, Stephanie Dahn Batista.

Universidade e sociedade juntas

Para a realização do evento tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade estão envolvidas. “O evento traz as produções dos nossos alunos, docentes, técnicos e grupos artísticos, mas também aquilo que é produzido pelos artistas locais”, afirma Leandro Franklin. O pró-reitor de Extensão e Cultura ainda ressalta que o objetivo é manter acesa a ideia de que as pessoas não estão sozinhas neste momento e que por meio da arte podemos retomar um sentimento de comunidade.

Clique na imagem e confira a programação completa do evento online que será transmitido nos dias 29 e 30 de abril. Imagem: Agência Escola de Comunicação Pública UFPR

Para Francisco Gomes, bolsista de Publicidade e Propaganda da Agência Escola, participar do planejamento do evento foi uma oportunidade para conhecer novos tipos de expressão artística que antes não o interessavam. “O Movimento Conexão é cultura, é ciência, é inovação e é universidade pública. Dê essa experiência a você, porque com certeza existe alguma transmissão que você vai se identificar e que vai te adicionar em algo”, convida.

Mais do que a parceria entre áreas da Universidade, o evento conta com a união de professores, estudantes, técnico-administrativos, profissionais, artistas e também do público em geral. A coordenadora da Agência Escola explica que a proposta é reunir a comunidade interna e externa em uma rede de afeto e cuidado coletivo. “Ou seja, utilizar a internet para reconectar afetos e relações sociais”.

Por Luísa Mainardes
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR