Extensão e Cultura

Evento aborda arte indígena contemporânea nesta quarta-feira (10)

Superintendência de Comunicação Social     8 de abril de 2019 - 12h03

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Museu Paranaense promovem nesta quarta-feira (10) o evento “Arte indígena contemporânea em foco”, com a proposta de debater e apresentar a estética e poética ameríndia. A programação tem início às 14 horas e segue até as 21 horas, com mesa-redonda, sarau poético, exposição de arte e exibição de filme. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas.

A professora Ana Elisa de Castro Freitas, coordenadora do Grupo PET Litoral Indígena (UFPR) e idealizadora do evento, explica que essa é uma introdução ao campo da arte indígena contemporânea. Reunidos em mesa-redonda, explica, pesquisadores e estudantes indígenas apresentam e apreciam obras e performances de artistas indígenas contemporâneos, analisando sua atuação em contextos artísticos, culturais, sociais, ambientais e políticos da atualidade. “Temas como autoria, poética, agência, corpo, processos de criação, materiais, conceitos e ambientes de circulação da arte indígena contemporânea são abordados na comunicação”, destaca Ana Elisa.

O Grupo PET Litoral Indígena reúne 12 bolsistas pertencentes a diversas etnias indígenas e regularmente matriculados em vários cursos de graduação da UFPR.

Programação

Às 14 horas, será formada a roda de prosa dialogada, em que os palestrantes apresentam imagens, audições e audiovisuais relacionados à arte indígena. A atividade se desdobra em sarau poético, com leitura dramática, performance e intervenções artísticas até as 17h30. Os participantes também podem contemplar uma exposição com obras de arte e painéis/banners ilustrativos da arte contemporânea indígena.

A mesa-redonda será composta por pesquisadores e acadêmicos indígenas do Grupo PET Litoral Indígena/UFPR; pela pesquisadora-docente, artista e tutora do Grupo PET Litoral Indígena/UFPR, Ana Elisa de Castro Freitas; pela consultora da Unesco/Iphan, artista e pesquisadora convidada pelo LaID/Laboratório de Interculturalidade e Diversidade do Setor Litoral da UFPR, Damiana Bregalda; e pela antropóloga do Museu Paranaense, Maria Fernanda Campelo Maranhão.

A exibição do filme “Euller Miller – entre dois mundos”, de Fernando Severo, começa a partir das 18h30. Ao término da exibição, o diretor e o protagonista Euller Miller – estudante indígena kaiowá matriculado no curso de Odontologia da UFPR e bolsista no Grupo PET Litoral Indígena/UFPR – realizam de um bate-papo com o público presente.

O evento integra o calendário do Abril Indígena do Museu Paranaense e da UFPR. No museu, a programação conta ainda com um curso de introdução à língua e cultura kaingang e apresentações dos povos Fulni-ô.

Arte indígena contemporânea em foco
Data e horário: 10 de abril, das 14h às 21h
Local: Auditório José Loureiro Fernandes – Museu Paranaense. Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba-PR.
Inscrições: http://bit.ly/arte_indigena

Programação

Primeiro ato
14h – Abertura
14h30 – Roda de prosa e sarau poético “Arte indígena contemporânea em debate”
17h30 – Pausa para café e apreciação de pequena exposição instalada no átrio de entrada do auditório

Segundo ato
18h30 – Exibição do filme “Euller Miller – entre dois mundos”, de Fernando Severo. Produtora O Quadro, 52 min, Curitiba, 2018
19h30 – Bate-papo com o diretor Fernando Severo e o protagonista Euller Miller.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná.