+ UFPR

Projeções matemáticas sobre covid-19 fazem Prefeitura de Teresina conceder medalha a professor da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     22 de dezembro de 2020 - 15h01

A Prefeitura de Teresina concedeu nesta segunda-feira (21) uma Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva ao professor Giovani Vasconcelos, do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo o município, a cerimônia deste ano teve como foco homenagear pessoas e instituições que atuaram no combate à covid-19, com impactos relevantes para a capital do Piauí. Foram cerca de 30 homenageados.

A indicação está relacionada à contribuição da Rede Cooperativa de Pesquisa em Modelagem da Epidemia de Covid-19 e Intervenções não Farmacológicas (Modinterv) para a modelagem matemática de curvas epidêmicas da covid-19, especialmente através do aplicativo Modinterv, que foi utilizado pela Prefeitura em políticas públicas.

Rede de pesquisa

O grupo de pesquisa foi criado neste ano com o objetivo de criar e aperfeiçoar modelos matemáticos capazes de ajudar os poderes públicos a compreenderem a evolução da pandemia. Um dos sistemas criados pela rede de pesquisadores está disponível pela internet. O professor Vasconcelos lidera na UFPR a rede, que reúne pesquisadores das universidades federais do Paraná, Sergipe (UFS) e Pernambuco (UFPE).

Segundo a Prefeitura, a medalha é concedida desde 1985 e possui três graus de mérito (do bronze ao ouro). O professor da UFPR foi um dos quatro a receber uma medalha de grau prata, o mais alto concedido na ocasião.

Veja o vídeo da cerimônia:

(Com informações da Secom/Prefeitura de Teresina)

Leia mais notícias sobre o ModInterv neste link

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus